Jundiaí

Instituto promove cadastro de medula


DIVULGAÇÃO
Simone Martinelli, Flavio da Silva e Valkiria Almeira compõem o Instituto
Crédito: DIVULGAÇÃO

Criado em 2019 com o intuito de cadastrar possíveis doadores na empresa, o Instituto Böllhoff de Medula, em parceria com a Unicamp, promove o cadastro de medula óssea e coleta de sangue.

Além dos colaboradores da unidade, neste ano a novidade é a abertura para outras empresas que desejam participar da iniciativa.

A conselheira fiscal do projeto, Simone Lazarotti Martinelli diz que houve duas edições da campanha na Böllhoff. "Em 2020 tivemos somente ações internas por conta da pandemia. Foram duas campanhas em parceria com a Unicamp, sendo a primeira em julho, por causa do Julho Vermelho. Na ocasião, 79 colaboradores participaram e desses, após a triagem, 58 puderam contribuir. O interessante é que 39 deles doaram sangue pela primeira vez. Também conseguimos 28 inscrições para o banco de medula."

Em dezembro de 2020 outra campanha foi realizada com 63 participantes. "Nesta, 43 bolsas de sangue foram coletadas e seis pessoas se cadastraram para a doação de medula no Redome [Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea]", diz ela sobre o banco de dados no qual são feitos os cadastros de doadores potenciais para consulta de compatibilidade em qualquer lugar do mundo em caso de necessidade.

Agora, porém, há o interesse em expandir a campanha para outras empresas. "Por causa da pandemia, não podemos, por exemplo, abrir a campanha para familiares de colaboradores, mas fizemos uma parceria com o Ciesp [Centro das Indústrias do Estado de São Paulo] para a divulgação e nos informaram que, com os protocolos que adotamos na Böllhoff, era possível fazer a campanha em outras empresas."

INICIATIVA

Segundo a conselheira fiscal, o projeto foi iniciado por vontade de um dos diretores da empresa Alemã, Michael Böllhoff. "Ele teve o desejo de fundar o Instituto porque já passou pela necessidade da medula, então quis ter a iniciativa em Jundiaí."

Hoje a campanha é aberta a outras empresas que tenham interesse na doação de sangue e no cadastro de doação de medula dos colaboradores. Às empresas interessadas, os canais de contato são [email protected] ou (11) 2136-2519. Siga no Instagram em @institutobollhoff ou veja mais informações no site www.institutobollhoff.org.br.

(Nathália Sousa)


Notícias relevantes: