Jundiaí

VE faz apelo para a vacinação infantil

Média de cobertura vacinal entre crianças de zero a seis anos em Jundiaí é de 78%


DIVULGAÇÃO
Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aplicam as vacinas
Crédito: DIVULGAÇÃO

A média de cobertura vacinal entre as crianças de zero a seis anos em Jundiaí é de 78% no município, segundo a Vigilância Epidemiológica de Jundiaí, porém o foco é chegar a 95%.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente, explica que essa redução pode estar relacionada ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) do Ministério da Saúde (MS) que tem apresentado problemas, os quais estão gerando dificuldades e fazendo com que os dados não sejam atualizados em tempo real. A UGPS já contatou a Secretaria Estadual da Saúde para a resolução dessa questão.

No caso das crianças, a VE observou que algumas doenças podem voltar a ocorrer se as crianças não estiverem imunizadas.

O Ministério da Saúde divulgou um ofício em 2020, esclarecendo a importância da manutenção dos serviços de vacinação mesmo durante a pandemia, ficando definida a imunização como atividade da assistência à saúde, classificada como serviço essencial.

Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção das Unidades Sentinelas, aplicam as vacinas recomendadas pelo Calendário de Vacinação do estado de São Paulo. O atendimento é realizado de acordo com o horário de funcionamento das salas de vacinas. Todos os imunizantes preconizados pelo Estado estão disponíveis na rede municipal de saúde.

Entre as vacinas que as crianças até seis anos de idade devem tomar estão a BCG, Hepatite B (a partir do nascimento); VIP, Pentavalente (DTP Hib HB), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (2 meses); Meningocócica C (3 meses); VIP, Pentavalente (DTP Hib HB), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (4 meses); Meningocócica C (5 meses); VIP, Pentavalente (DTP Hib HB) (6 meses), entre outras.

CAMPANHA

Desde o dia 12 de maio, o município realiza a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza (gripe). Tanto o público-alvo como os locais para imunização podem ser conferidos pelo site da prefeitura.

(Da Redação)

 


Notícias relevantes: