Jundiaí

Inverno exige cuidados com as plantas de casa

Com a queda da temperatura, gramados e jardins exigem cautela extra


ARQUIVO PESSOAL
Maria Inês Biazi, da Flora Bem-Te-Vi, indica plantas para o inverno
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

A transformação visível na coloração das flores e folhas marcam o outono e preparam as plantas para a chegada da estação mais fria do ano, o inverno. Com a alteração do clima, é importante atentar-se às mudanças que as espécies sofrem e os cuidados necessários nessa época do ano.

"As plantas não nascem ou morrem a cada mudança de estação, não começam em determinada época e terminam, elas continuam se desenvolvendo, mas de maneira diferente. Algumas vegetam mais, enquanto outras partem para a fase reprodutiva, que é quando elas florescem", afirma Luciana Moraes, técnica em agropecuária do Jardim Botânico de Jundiaí.

Neste período, no qual os dias tendem a ser mais curtos, ou seja menos horas de luz solar e temperatura amena, o cuidado com as plantas deve ser mantido dentro e fora de casa. Luciana Moraes diz que há dias com bastante vento que podem ressecar o solo, então o cuidado com a irrigação deve ser constante. Além disso, em gramados e jardins é preciso colocar camada de adubo orgânico com areia. Já nos vasos, por ser um ambiente restrito, pode-se trocar o substrato ou adubar como nos demais jardins.

Embora seja interessante possuir um jardim com plantas que florescem em todas as estações, para garantir a beleza neste clima mais frio pode-se optar por algumas plantas ornamentais que florescem no inverno, como as camélias, os ipês e as cerejeiras.

JARDIM DE INVERNO

Ter plantas em casa pode ser vantajoso durante todo o ano, tanto na decoração quanto como uma forma de terapia, assim como muitos têm adotado nesse período de isolamento. Uma opção para o clima frio, que perdura durante as outras estações do ano e que muitas pessoas acabam optando é jardim de inverno.

"Normalmente é um espaço deixado no interior de uma casa, quase sempre descoberto ou coberto com pérgolas ou vidro, onde colocamos plantas que deixem um local agradável", afirma Maria Inês Maciente Biazi, empresária, da Flora Bem-Te-Vi.

Algumas opções de plantas indicadas por Maria Inês para montar um jardim de inverno incluem: rafis, lírios da paz, zamioculcas, comigo-ninguém-pode, bromélias, antúrios e marantas. Com as escolhas certas seu jardim de inverno pode proporcionar um ambiente mais verde e arejado, desde que se tenha dedicação. Maria Inês acrescenta: "A poda também é recomendável, só não deve-se podar as plantas que florescem nesse período, como as azaleias".

(Geovana Arruda)

 


Notícias relevantes: