Jundiaí

Tempo seco agrava crises de doenças alérgicas em crianças e adultos

Durante o outono, clima seco e temperaturas baixas devem continuar pelos próximos dias


ARQUIVO JJ
Saulo Duarte reforça que a baixa umidade do ar agrava os sintomas
Crédito: ARQUIVO JJ

Durante o outono, o clima seco e as temperaturas mais baixas são recorrentes e devem continuar pelos próximos dias. Clima que acelera o processo de alergias, secura na boca e aspereza na pele. Segundo a Defesa Civil, Jundiaí se encontra em Estado de Atenção pelos baixos índices da Umidade Relativa de Ar (URA).

O pediatra infectologista Saulo Duarte Passos diz que a falta de chuva e a baixa umidade do ar agravam diversos sintomas, como sangramentos no nariz, espirros constantes e lábios rachados. As crises alérgicas também se acentuam e as pessoas tendem a ficar mais evidentes nessa época.

"Eu sempre falo que o primeiro cuidado é sempre manter a hidratação. Beber bastante água e evitar os refrigerantes. Também é necessário garantir a boa alimentação e o cuidado com as vias aéreas, evitar fazer exercícios físicos nos horários mais quentes do dia e fazer o uso de soro fisiológico constantemente. Esses cuidados são fundamentais", conclui.

Para os alérgicos, o cuidado deve ser redobrado e vai além de se atentar apenas ao corpo. "Eu sempre indico aos alérgicos que todo cuidado é pouco. É importante sempre manter o ambiente limpo e arejado. Tem um ditado antigo que eu sempre comento, que diz 'casa que entra sol, não entra médico'. Além disso, também é fundamental manter a hidratação e usar o soro fisiológico constantemente", completa o especialista.

PREVISÃO DO TEMPO

Jundiaí não recebe chuva significativa desde a madrugada do dia 12 de maio, quando foi registrado um volume de 27,6 milímetros de chuva. Até o dia 19 de maio, a cidade registra 32 milímetros de chuva. A média mensal dos últimos nove anos é 76 milímetros.

Em relação a previsão do tempo, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), serão dias marcados pela presença do sol entre poucas nuvens, o que elevará a sensação de calor e deixará o tempo abafado em todo o Estado de São Paulo.

Não há condições para precipitações significativas, ou seja, o tempo permanecerá seco em todo o território paulista.

De acordo com o meteorologista do Climatempo, site especializado em previsão do tempo, Jundiaí terá temperaturas oscilando entre 14 graus e 28 graus, a umidade relativa do ar ficará abaixo dos 30%. "Praticamente todo interior deve registrar índices de umidade relativa abaixo dos 30% até sexta-feira (21). Entre o oeste e noroeste do estado, os valores podem ficar abaixo dos 20% nas horas mais quentes", diz o meteorologista André Madeira.

(Luana Nascimbene)

 


Notícias relevantes: