Jundiaí

Hospital Universitário recebe doação de equipamentos do Rotary Club


Divulgação
O Hospital Universitário de Jundiaí recebeu o reforço de quatro aparelhos Detectores de Batimento Cardíaco Fetal
Crédito: Divulgação

O Hospital Universitário de Jundiaí recebeu o reforço de quatro aparelhos Detectores de Batimento Cardíaco Fetal, utilizados para escutar o coração do feto durante o atendimento no centro obstétrico da unidade, pelo projeto “Mãe feliz, coraçãozinho batendo”. Os equipamentos, orçados em R$ 8 mil, foram doados pelo Rotary Club de Jundiaí Vila Arens.

"Jundiaí integra a Rede Latino-Americana Cidade das Crianças e participa da Urban 95, ambas direcionadas para a qualificação dos espaços e serviços, além da integração das crianças na cidade. Nossa cidade registra os menores indicadores históricos de mortalidade infantil e são resultados de investimentos diretos em Saúde, seja na Atenção Básica ou na especializada, como é o caso do Hospital Universitário (HU), nossa referência em alta complexidade materno infantil para a região, que teve a reforma completa da Unidade de Terapia Neonatal reformada em 2019", detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

O Hospital Universitário realiza procedimentos de média e alta complexidade como atendimentos em pediatria, ginecologia e obstetrícia, procedimentos cirúrgicos, diagnósticos ou terapêuticos, serviço de urgência e emergência e atendimento a pessoa vítima de violência sexual. Possui unidade com média e alta complexidade cirúrgica, obstétrica, pediátrica e o atendimento em gestação de alto risco.

O HU atende mais de duas mil mulheres por mês e de acordo com o Prof. Dr. Evaldo Marchi, diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, a instituição está sempre focada na qualidade dos serviços que são oferecidos para a população. “Com esses equipamentos novos reforçaremos ainda mais a qualidade do diagnóstico e no ensino aos novos profissionais médicos da Faculdade de Medicina de Jundiaí”, diz.

“Esses aparelhos permitirão atendermos com maior eficiência as nossas gestantes e futuras mães de Jundiaí e Região. Essa doação vai ajudar muito a nossa instituição que realiza em média 300 partos por mês, sendo 47% destes de alto risco. Com esses equipamentos, esse número irá diminuir”, explica a superintendente do Hu, Dr. Prof. Itibagi Machado. 

O Prof. Dr. Ary Domingos do Amaral, diretor executivo da Fundação Dr. Jayme Rodrigues, ressalta que essa doação trará grandes benefícios para a instituição. “É um grande avanço científico e tecnológico que irá detectar precocemente as possíveis anomalias fetais”

Para Lia Mara Rodrigues Filippi, presidente do Rotary Club de Jundiaí Vila Arens, ver o quanto os equipamentos irão ajudar é muito gratificante. “É uma sensação muito boa poder fazer essa doação. Nós do Rotary Club de Jundiaí Vila Arens ficamos muito felizes de poder ajudar na assistência do HU. 'Dar de si antes de pensar em si' é um lema dos rotarianos”.

Esses novos aparelhos serão utilizados nos setores obstétricos da instituição com atendimento de pacientes gestantes em cuidados especiais devido as patologias que evoluem de forma “silenciosa”, como hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração, anemias, sífilis e outras doenças.


Notícias relevantes: