Jundiaí

Chocolate quente em casa deixa o corpo e o bolso quentinhos


ARQUIVO PESSOAL
Marlene Bastos dá dicas para o preparo ideal da bebida cremosa
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Com as temperaturas mais baixas, típicas das noites de outono e inverno, as opções de alimentos e bebidas quentes começam a se destacar.

Uma destas opções saborosas e que ajudam a elevar a temperatura do corpo é o clássico chocolate quente.

A técnica de cozinha Marlene Bastos diz que o chocolate quente ideal não leva achocolatado, e sim cacau.

"O achocolatado tem 80% de açúcar e só 20% de cacau. Eu substituo ele pelo cacau 50% e vou colocando açúcar na medida que eu gosto, não muito doce."

Para o preparo da bebida, ela também dá uma boa dica. "Eu uso o fouet (batedor manual, geralmente utilizado para fazer claras em neve) para misturar o leite com a maisena", diz ela sobre o utensílio que garante uma mistura mais homogênea.

Confira abaixo a
receita de chocolate quente da Marlene:

Ingredientes:

-250ml de leite

-20g (1/4 de xícara) de cacau 50% (se preferir achocolatado, não adoce depois)

-10g (1 colher de sopa) de maisena

-50g (1/4 de caixinha) de creme de leite

-Açúcar cristal a gosto

Modo de preparo: com exceção do creme de leite, os ingredientes devem ser misturados em uma panela e mexidos em fogo baixo, sempre observando se está mais ou menos espesso e adicionando leite se necessário. Quando estiver pronto, basta misturar o creme de leite e desligar o fogo.

Marlene diz que um pouco de canela por cima também é uma opção e, se mesmo no frio, você prefira bebida gelada, basta esperar esfriar e bater no liquidificador na velocidade pulsar com duas pedrinhas de gelo, apenas para triturá-las, mas sem deixar que derretam.

NATURAL

Se o chocolate quente te esquenta porque faz você correr das calorias que ele tem, a nutricionista funcional, Maria Isabella Catarina Schnell, indica opções veganas e saudáveis da bebida.

Chocolate quente de castanha

Ingredientes:

-30g de castanha-de-caju crua

-10g de cacau em pó

-1 colher de sobremesa de melado

-1 pitada de sal marinho

-150 ml de água filtrada

Modo de preparo: lave a castanha-de-caju em água corrente e deixe-a de molho por 3h. Descarte a água e lave novamente. Bata todos os ingredientes no liquidificador em velocidade alta até obter um leite cremoso. Se preferir, amornar por 1 minuto em fogo ou bater com água quente.

Chocolate quente
de aveia

Ingredientes:

-30g de aveia em flocos

-10g de cacau em pó

-1 tâmara sem caroço

-1 pitada de sal

-150 ml de água filtrada

Modo de preparo: ferva a água e bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar cremoso e liso. Nas duas receitas é possível adicionar canela, cravo ou cardamomo.

(Nathália Sousa)


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: