Jundiaí

Moradores reivindicam melhorias em parque

JARDIM DO LAGO Um abaixo-assinado está sendo realizado com foco na manutenção do 'Antônio Garcia'


                                ALEXANDRE MARTINS
Caio Alba de Camargo afirma que 193 assinaturas pedem melhor iluminação e troca do deck
Crédito: ALEXANDRE MARTINS

Com o objetivo de conseguir melhorias para o Parque Antônio Garcia Machado, localizado no Jardim do Lago, moradores do entorno e frequentadores lançaram um abaixo-assinado para ser encaminhado ao poder público. Com vários pedidos em pauta, entre eles, reforma do deck e e iluminação adequada, a proposta é que seja feita a manutenção do espaço o mais rápido possível.

Um dos responsáveis pelo pedido, o chef de cozinha Caio Alba de Camargo, de 34 anos, diz que já foram recolhidas 193 assinaturas entre moradores e frequentadores do espaço, mas enfatiza que várias tentativas pelo 156 (canal de comunicação da prefeitura) foram realizadas sem sucesso.

"Eu cresci e vivi nesse bairro e neste morro que foi instalado o parque brincávamos de bolinha de gude e empinávamos pipas. A reforma deixou o local bem bonito, mas com o tempo, algumas manutenções deixaram de ser feitas, principalmente em relação à reforma do deck de madeira. O primeiro contato com a prefeitura ocorreu no dia 12 de maio, mas já estava tentando há umas duas semanas", afirma.

Procurada, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), informou que último sábado (29) foi discutida com a comunidade da região do Jardim do Lago uma proposta de revitalização do Parque Antônio Garcia Machado para ser desenvolvida em etapas e com cronogramas definidos na medida da capacidade do município de prover recursos orçamentários para a execução do projeto.

ÁREA DE LAZER

Entre diversas ideias e pautas inseridas no abaixo-assinado, a regulamentação do espaço para incluir os pets é um dos pontos principais.

"Trazer os animais de estimação para o parque, de forma segura e com demarcações de espaço para serem respeitadas, seria um benefício para todos", comenta o morador e empresário Júnior Matsuba.

Matsuba ficou sabendo do abaixo-assinado pela redes sociais e resolveu ajudar. "Como eu sempre frequento o parque, resolvi entrar em contato com o Caio para tentar dar mais engajamento e buscar mais adesões dos moradores. No final, toda a sociedade sai ganhando com a revitalização dos parques de Jundiaí, principalmente na questão do bem-estar, da saúde física e mental dos moradores, com espaços de lazer e um maior contato com áreas arborizadas", ressalta.

Caio Alba pontua a reunião produtiva, mas espera outros pontos. "O abaixo-assinado tem o objetivo formalizar o contato com o poder público e de fazer com que mais pessoas tenham consciência e se beneficiem do parque, além fazer com que mais famílias frequentam o local e, assim, se torne uma área bem organizada e movimentada. Nesta semana eu comecei a ir de porta em porta para recolher mais assinaturas e o pessoal se mostrou bem engajado com as reivindicações", pontua Camargo.

Ainda de acordo com a UGISP foi iniciado serviços de manutenção no local e, recentemente, foi concluída a pintura do quiosque e a instalação de dois novos bancos nessa área. Neste momento, está sendo realizado serviços como o reparo de trecho do guarda corpo da pista de caminhada, a pintura da academia ao ar livre localizada na parte baixa do parque e a troca de sistema hidráulico para a instalação dos bebedouros que estão sendo reformados.

Também será iniciada a manutenção dos playgrounds e do deck de madeira. A longo prazo, o projeto de revitalização também prevê adequações na alvenaria.

SERVIÇO

Quem deseja participar do abaixo-assinado pode entrar no link http://chng.it/84McqZqz

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: