Jundiaí

Receitas típicas juninas se tornam opções caseiras

GULOSEIMAS Veja dicas de como preparar seu próprio arraial em casa com pratos típicos juninos


                                           ALEXANDRE MARTINS
O chef e professor William Estevão dá dicas de receitas simples e saborosas para aproveitar o arraial em casa
Crédito: ALEXANDRE MARTINS

O período das festas juninas costuma ser o mais saboroso dos momentos gastronômicos no nosso país. Para preencher a saudade das grandes festas e quermesses realizadas nessa época do ano, nada melhor do que organizar o seu próprio arraial em casa com receitas que não podem faltar na mesa.

Além das brincadeiras e comemorações tradicionais das festas juninas como a pescaria, correio elegante, quadrilhas, pular fogueira, argolas, entre muitas outras, há uma coisa que todos esperam ansiosos: as comidas típicas. Canjica, arroz doce, curau, maçã-do-amor, paçoca, milho-verde, pipoca, doce de abóbora, vinho quente, quentão, pinhão, amendoim, pé-de-moleque, bolo de milho e tantos outros pratos saborosos que são acompanhados pelas temperaturas mais baixas do fim do outono e início do inverno.

O chef e professor de gastronomia William Estevão ministra cursos de gastronomia em Jundiaí, inclusive ensinando uma variedade de receitas juninas das mais tradicionais até as mais inovadoras. Ele comenta que é possível fazer pratos típicos simplificados e saborosos em casa."Para quem não tem muita experiência na cozinha, esses pratos são simples de produzir e agradam os mais exigentes paladares. Para quem quer diversificar e valorizar o cardápio pode fazer doces cristalizados que, apesar de necessitar de mais técnicas, são muitos apreciados também", afirma William.

Além das tradicionais comidas juninas, as bebidas típicas da época também são muito apreciadas nas comemorações. "Suco de milho, quentão, vinho quente e o choconhaque estão entre as bebidas mais consumidas nessa época. Aquecem o corpo e a alma. Dá pra fazer sem álcool também para quem não pode e para a criançada", afirma o chef.

Para quem busca inovar e abusar um pouco mais da criatividade, o chef também recomenda receitas mais elaboradas como caldo de pinhão, amendoim crocante e cupcake de churros, ingredientes que não podem faltar nas festas juninas.

O profissional dá algumas receitas para compor sua festa junina em casa. Confira abaixo as receitas de bolo de milho e vinho quente do chef William Estevão.

 

Comidas típicas para fazer em casa

BOLO DE MILHO

Ingredientes:

• 1 lata de milho verde com a água

• 03 ovos

• 320g de açúcar (2 xícaras de chá)

• 120ml de óleo (1/2 xícara de chá)

• 140 g de flocão de milho (9 colheres de sopa)

• 12g de fermento em pó (1 colher de sopa)

Modo de preparo:

1. Em um liquidificador bata o milho verde com a água, os ovos,

e o óleo, até triturar bem o milho.

2. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco.

3. Adicione o flocão de milho em colheradas e misture.

4. Coloque o fermento em pó e misture.

5. Unte uma forma para pudim.

6. Leve para assar em forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 45 min até dourar, ou, faça o teste do palito, se ele sair sequinho, o bolo já está pronto.

VINHO QUENTE

Ingredientes:

• 200g de açúcar (1 xícara de chá 1 colher de sopa)

• 1 litro de vinho tinto (pode ser seco ou suave) (4 xícaras de chá)

• 360ml de água (2 e 1?2 xícaras de chá)

• 1?2 maçã verde ou vermelha descascada em cubinhos

• Casca de 1 laranja-pera

• Cravos-da-índia e canela em pau a gosto

Modo de preparo:

1. Derreta metade do açúcar com cravos e canela até caramelizar levemente.

2. Acrescente o vinho, a água, a maçã, a casca de laranja e o restante do açúcar e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Sirva bem quente.


Notícias relevantes: