Jundiaí

Gestantes contam com tecnologia durante atendimento

Jundiaí, a partir deste ano, ampliará os complementos em teleatendimento e telediagnóstico para a Atenção Básica


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A telemedicina agiliza exames e consultas, além de fornecer prontuário eletrônico
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As ações planejadas utilizando a tecnologia como parceiro têm ajudado nos trabalhos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) com a inclusão da teleconsulta e dos grupos com encontros virtuais nos serviços do município.

Exemplo é a criação do atendimento on-line para os grupos de gestantes, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Anhangabaú com a inclusão da modalidade na rotina da equipe aos usuários.

"A pandemia acelerou projetos de intensificação do uso da tecnologia nos serviços públicos de Jundiaí. A Saúde é uma das áreas com o investimento específico, com o uso da telemedicina para agilizar exames e consultas, além do prontuário eletrônico para os pacientes", diz o prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo Patrícia Motta, gerente da UBS Anhangabaú, mensalmente são atendidas em média 20 gestantes por equipe multidisciplinar, com médicos ginecologistas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, etc. "Os encontros dos grupos eram realizados de forma presencial, mas o modelo foi adequado para o sistema virtual", explica, ao lembrar que os exames e os demais atendimentos do protocolo de pré-natal permanecem sendo realizados normalmente.

De acordo com a gerente, os atendimentos grupais, que ocorriam desde antes da pandemia com boa aderência das pacientes, estão suspensos desde março de 2020, havendo apenas, atualmente, atendimentos individuais.

A dona de casa Janaína Prado Natalino, de 35 anos, e a manicure Carolini Vitória Gomes dos Passos, de 19 anos, são pacientes da UBS Anhangabaú e durante a gestação participaram de atividades virtuais, além das presenciais de pré-natal.

Para Janaína, as consultas on-line eram elucidativas. "As consultas virtuais são boas e bem explicativas. As consultas pós-parto na UBS já foram marcadas para eu e milha filha", completa a paciente.

Para Carolini as consultas virtuais foram um diferencial. "Eu sou mãe de primeira viagem e todo o atendimento oferecido ajudou a tirar dúvidas e facilitar no cuidado com meu filho. O uso desses serviços virtuais ajudam a nos organizar", comenta.

Jundiaí tem investido em inovação e tecnologia para todas as áreas da cidade, entre elas a Saúde, que, a partir deste ano, ampliará os complementos em teleatendimento e telediagnóstico para a Atenção Básica, prontuário eletrônico, todos com foco na ampliação da resolutividade dos serviços e para facilitar o acesso da população.

Em 2019, o município foi destaque nacional em inovação com o modelo de atendimento implementado na Clínica da Família Novo Horizonte no Smart City Brazil Congress & Expo.

(Da Redação)

 


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