Jundiaí

Práticas de relaxamento podem combater o estresse e ansiedade

EQUILÍBRIO E BEM-ESTAR Descubra métodos relaxantes para revitalizar a energia e manter o corpo e a mente mais leves


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Marília Sampaio traz algumas dicas de exercícios para relaxamento
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

A prática de exercícios e terapias alternativas podem ser eficazes para combater a ansiedade e o estresse causados no cotidiano, principalmente por causa das incertezas da pandemia.

Tirar um tempo da rotina para praticar o relaxamento do corpo e da mente pode ser essencial para levar uma vida mais leve e saudável. Um dos métodos para manter o equilíbrio do corpo e a mente sempre relaxada é a prática do yoga.

A educadora física e professora de yoga Marília Quinelatto Sampaio, explica que a prática reduz a tensão muscular e mental, pois suprime a resposta ao estresse e estimula o sistema nervoso que nos acalma e restaura o equilíbrio. "Com essa ativação, o corpo e a mente entram em um estado de restauração e cura", afirma Marília.

Até os exercícios mais simples de respiração podem fazer a diferença no controle do corpo. "Uma das principais ações é trazer a mente para o presente através da respiração e das posturas físicas. Com o hábito de relaxarmos, vamos trazendo consciência para nossa respiração no dia a dia nos tornando mais conscientes da nossa mente", completa a professora.

HOMEOPATIA

Os florais são essências usadas em diversos tratamentos, como a ansiedade, estresse, insegurança, a tensão, entre outros problemas que tiram nossa concentração. O homeopata Walter Pereira Pinto de Almeida explica sobre o efeito dos florais para combater essas tribulações.

"Entendendo os medicamentos como produtos com a finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou então aliviar os seus sintomas. Consideramos os florais como um agente terapêutico, harmonizando e curando, sem a possibilidade de superdoses, efeitos colaterais ou incompatibilidade com outros métodos de tratamento", afirma.

O homeopata também citou alguns dos florais utilizados para manter o relaxamento. "Para relaxamento geralmente se prescreve florais como Agrimony, Cherry plum, Impatiens, Walnut, White chestnut. Os efeitos calmantes ou relaxantes podem ser observados após a administração dos mesmos."

O especialista faz um alerta para as pessoas nunca se automedicarem. "Deve-se sempre buscar a ajuda de um profissional da saúde especializado para a correta prescrição e evitar a automedicação", completa.

Outro método bastante utilizado para combater o estresse e a ansiedade é a terapia floral. É um tratamento que se utiliza da energia das plantas e flores para equilibrar a saúde desde o aspecto psíquico até o físico, promovendo o bem estar, a saúde e o relaxamento do corpo e da mente.

DICAS

A professora Marília Sampaio dá algumas dicas de exercícios para o relaxamento:

Deite-se confortavelmente, coloque uma música relaxante, um rolinho embaixo dos joelhos, por exemplo uma toalha enrolada, e outra nos olhos. Use um cheirinho gostoso no ambiente, traga as mãos para a região do umbigo, inspire profundamente e sinta os dedos médios se separando. Ao expirar lentamente, se possível de forma mais lenta que a entrada de ar, os dedos voltam a se encontrar.

Por alguns minutos esta deve ser sua única preocupação: trazer a atenção da mente ao abdômen e respirar com o máximo de presença que for possível. Depois de uns cinco a sete minutos, descanse as palmas para cima e entregue-se a este momento de relaxamento que é só seu.


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