Jundiaí

Vila Liberdade recebe Plano de Arborização e ampliação de Centro Esportivo


Divulgação
Apresentação do projeto foi feita pelos gestores municipais aos moradores do bairro
Crédito: Divulgação

Um ginásio moderno, com quadra poliesportiva e espaços para atividades de todas as idades em meio à completa arborização do bairro Vila Liberdade são os investimentos que serão realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos próximos meses. O projeto foi apresentado para moradores, em encontro realizado nesta semana, ao lado da área que receberá a expansão do Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Antônio Ovídeo Bueno. O investimento, feito com recursos do governo federal, supera a marca de R$ 3 milhões e proporcionará ao bairro um novo espaço de convivência, nos padrões da Rede Latino-Americana de Cidade das Crianças e da Rede Urban 95, das quais Jundiaí é integrante.

“A composição do projeto contempla melhorias para todas as idades, pois o que é bom para a criança é bom para todos. A expansão do Complexo esportivo tradicional de Jundiaí agregará mais espaços para a prática de atividades físicas para os idosos e de aulas no sistema de desemparedamento aplicado em Jundiaí”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Luiz Tarallo.

As intervenções terão início com o plano de arborização do entorno do complexo esportivo, que hoje é alvo de reclamações dos moradores mais antigos do bairro – que são maioria – pelo ambiente inseguro resultante das árvores que ocupam a área, causando escuridão, e propiciam a permanência de usuários de drogas. Outro risco causado por algumas espécies exóticas é a interferência na mobilidade para os idosos, já que as raízes invadem os passeios e rompem as calçadas. Com a ampliação da área construída no centro esportivo, a Prefeitura já tratou de fazer o plantio de 80 novas árvores no Jardim Guanabara para compensar aquelas que serão removidas no local da construção.

“Com o novo projeto de arborização do entorno do ginásio, o bairro será valorizado e a população passará a contar o programa Pé de Infância e Pé de Árvore, além de mais espaço esportivo e a requalificação das áreas públicas proporcionando maior segurança e tranquilidade para as atividades com toda a família”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Adilson Rosa.

Para José Macrino, 78 anos, morador no bairro há décadas, a iniciativa é muito importante. “As melhorias vão proporcionar maior segurança para nós, moradores. A maioria aqui é idosa e espaços mais adequados para que possamos usar com segurança. Tudo isso vai retirar os usuários de drogas da área”, comenta.

Vanessa Tâmega Dalaqua, 41 anos, mora no bairro desde a infância e quer ver as ruas e praças abertas para as crianças, assim como ela pode usar com os pais. “A praça tinha espaço para que pudéssemos andar de bicicleta. Com as melhorias e o ginásio teremos mais espaços para as famílias poderem usar”, explica a moradora.


Notícias relevantes: