Jundiaí

Caldos e alimentos cozidos são opções saudáveis para inverno

Frutas e saladas cruas podem ser menos apetitosas, mas existem outras opções saudáveis


Arquivo pessoal
Fernanda Perlatti dá dicas de comidas saudáveis e "quentinhas"
Crédito: Arquivo pessoal

O inverno se aproxima, mas o clima frio já chegou e mudou alguns hábitos cotidianos, incluindo os alimentares. Frutas e saladas cruas podem ser menos apetitosas em climas amenos, então investir em outras opções saudáveis é essencial para manter o equilíbrio na alimentação.

No inverno gastamos mais calorias e, por consequência, sentimos vontade de comer mais. Isso é o que explica a nutricionista e professora, Marta Regina Spinace. "A tendência de termos mais fome quando chega o inverno está relacionada ao fato de gastarmos mais calorias para a manutenção do aquecimento corporal. Esse aumento de queima calórica pode chegar a 10% a mais do que no restante do ano . Portanto, temos que ficar atentos, pois pensamos que apenas alimentos hipercalóricos nos dão sensação de saciedade e calor", afirma.

Além disso, alguns nutrientes são essenciais para a manutenção da saúde nessa época do ano. "As vitaminas A, C, D, E e os minerais zinco, magnésio e selênio são os nutrientes que não podem faltar na dieta durante o inverno, pois são antioxidantes e ajudam no sistema imunológico. Alimentos como peixes, castanhas, nozes, ovos e folhas verdes escuras também são recomendados para o consumo", completa a nutricionista.

Porém, para algumas pessoas, consumir frutas e verduras no inverno pode não ser tarefa fácil. Marta Spinace conta que outras opções podem ser aliadas das temperaturas frias.

"Podemos consumir vegetais e legumes em sopas, caldos ou até mesmo grelhados com azeite no preparo de suflês e guisados. No consumo de frutas, algumas podem levar uma calda quente de chocolate amargo. Outra dica, é passar as frutas na frigideira antiaderente com uma pitada de manteiga e, se gostar, algumas gotinhas de licor", acrescenta Marta. A dica do licor e da pitada de manteiga faz sucesso com frutas como abacaxi, manga, caqui e banana.

ALÉM DO CONVENCIONAL

Muitas dietas e maneiras de se alimentar mudam com as estações do ano, principalmente considerando nosso sistema digestivo. A terapeuta ayurvédica, Fernanda Perlatti, explica que no inverno o poder do nosso sistema digestivo também diminui, trazendo mudanças para nossa alimentação.

"Se está frio, nosso organismo esfria também, o que diminui o poder digestivo do corpo. Desta forma, a Ayurveda orienta que no inverno as comidas sejam sempre cozidas, de fácil digestão e quentinhas", afirma Fernanda.

Preparações com temperos não convencionais também são alternativas válidas para a estação. "Algumas dicas, além das saladas convencionais, são os caldos de legumes com especiarias, abóbora cabotiá assada e temperada, cuca de frutas vermelhas com aveia e farinha de coco, e panquecas de ovos com aveia, maçãs assadas com canela e cardamomo", indica a terapeuta.

RECEITA

Chutney de maçã e pera

Ingredientes:

1 colher de sopa de óleo de coco

4 maçãs (cortadas em cubos e descascadas sem semente )

4 peras (idem)

1 pau de canela

5 cravos

Massala doce(cardamomo, anis estrelado, noz moscada)

1 gengibre pequeno descascado e cortado em cubinhos

5 pimentas dedo de moça cortadas sem semente

½ copo de água

½ copo de vinagre de vinho branco

1 pitada de sal

Preparo:

Coloque na panela o óleo de coco, as massalas, cravo e canela. Mexa até subir o aroma. Acrescente a pimenta e o gengibre, incorpore bem. Em seguida acrescente as frutas, a água, o vinagre e o sal. Tampe a panela, abaixe o fogo após a fervura e cozinhe até as frutas ficarem bem macias e a água reduzir, cerca de 25 minutos.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: