Jundiaí

Na Região, 21 escolas serão em período integral

PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL As aulas começarão no dia 1º de fevereiro e com previsão de ser presencial


Jornal de Jundiaí
Na Região, 21 escolas serão em período integral
Crédito: Jornal de Jundiaí

Das 137 escolas estaduais da região de Campinas que farão parte do Programa de Ensino Integral (PEI), 21 estão no Aglomerado Urbano de Jundiaí, sendo 11 em Jundiaí, quatro em Várzea Paulista, cinco em Campo Limpo Paulista e uma em Jarinu. (confira lista ao lado).

No total, serão 1.855 escolas no modelo no estado. A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.

As aulas do ensino integral começarão com o ano letivo de 2022, iniciado em 1º de fevereiro (terça-feira). Em agosto, as aulas presenciais das estaduais voltam de forma opcional. É esperado que o ano letivo de 2022 seja iniciado já em ensino presencial.

A dirigente regional de ensino de Jundiaí, Valdete Melo, diz que, após a implantação do programa na Região, Campo Limpo Paulista será o primeiro município com 100% das escolas estaduais oferecendo ensino integral. "As escolas estaduais da Região têm os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, o ensino integral será para todas as séries. São sete horas cada turno, o ensino fundamental estudará das 7h às 14h e o ensino médio das 14h15 às 21h."

Para as escolas se tornarem integrais, houve consulta com a comunidade e com os pais de alunos. "Se os alunos do ensino médio estiverem trabalhando como aprendizes, podem continuar, no turno da manhã. De todo modo, continuamos com o ensino em apenas um turno em outras escolas, então o jovem poderá ter a transferência, caso haja necessidade", explica.

Valdete diz que não haverá contratações. "A grade permanece a mesma e por ora vamos continuar atendendo com os próprios professores de cada escola. Precisando, serão contratados professores credenciados na rede e do nosso banco de talentos. Na escola integral, os professores têm dedicação exclusiva, então, todas as disciplinas serão ministradas pelos professores de cada escola dentro dos planos de ensino."

AMPLIAÇÃO

Serão trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.

Em seguida o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.


Notícias relevantes: