Jundiaí

Leitos exclusivos para covid são reduzidos por conta da queda


Jundiaí passa a contar com 72 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 66 leitos de enfermaria, públicos, ambos dedicados para covid-19.

O remanejamento se deve ao registro de queda nos indicadores da pandemia, o que, mais uma vez, possibilita a readequação no número de leitos exclusivos covid-19 do Hospital São Vicente de Paulo (HSV).

De acordo com dados da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), na comparação com o pico registrado no mês de junho (entre os dias 14 a 20), quando 1.317 pessoas tiveram a confirmação da doença, a última semana epidemiológica (5 de julho a 11 de julho) registrou queda de 13,8% no número de casos positivos, com 1.135 pessoas positivas para covid-19.

Os dados relativos à internação tiveram queda ainda mais significativa. Entre 07 de junho a 13 de junho, a cidade registrou 140 solicitações de internação nos leitos exclusivos públicos para tratamento da doença. Já na última semana, entre 05 a 11 de julho, 67 internações foram realizadas nos leitos exclusivos, o que resulta em uma retração na demanda de 52%.

Os números são positivos, no entanto, ainda superiores ao pior pico registrado no ano passado, no mesmo período, quando entre leitos públicos e privados, 235 pessoas estiveram internadas pela doença em média móvel por dia. Na semana passada, em média móvel 249 leitos ocupados em decorrência da covid-19 por dia.

LEITOS

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) alcançou o pico na disponibilização de leitos dedicados para o tratamento dos casos em decorrência da pandemia, 232 leitos, em março a abril.

Com o novo cenário epidemiológico, e em sequência de três reduções consecutivas, o HSV passa a oferecer 124 leitos (72 de UTI e 52 de enfermaria).

Jundiaí, além de contar com leitos do HSV, dispõe de 14 leitos de enfermaria na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste que também atendem casos de covid-19. O equipamento ainda mantém o serviço de atendimento de urgência e emergência para toda a região do Vetor Oeste.

(Da Redação)


Notícias relevantes: