Jundiaí

Vacinação em andamento anima a volta do turismo

MALAS PRONTAS Com a imunização avançando, as pessoas voltam a ter segurança para fazer viagens


ARQUIVO PESSOAL
Tânia Muzaiel, da For You, diz que destinos internacionais estão sendo muito procurados
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

A vacinação da população, unida à flexibilização quanto à recepção de estrangeiros em alguns países, têm animado os brasileiros quanto ao planejamento de suas viagens.

O setor de turismo está animado com a procura mais alta neste segundo semestre. A consultora de turismo da For You Turismo, Tânia Maria Brasil Muzaiel, fala sobre esta retomada. "Tem gente que ainda não quer viajar sem as duas doses da vacina, mas muitos têm se programado para o fim do ano. Como quem tomou a primeira dose já tem a segunda programada, há procura para outubro, novembro."

As pessoas estão ansiosas com a possibilidade de viajar com mais segurança, inclusive para destinos internacionais que aceitam brasileiros. "Procuram pelos países onde já há autorização de entrada, mas também por destinos que ainda não estão abertos. Tem gente querendo ir para os Estados Unidos e acredita que a fronteira vai abrir até a viagem. Há alguns destinos como Punta Cana e Cancún que acabam tendo valor igual a alguns destinos nacionais."

Para a gerente de vendas da São João Turismo, Vera Facca, o segundo semestre será promissor. "Tenho procura por aéreo, rodoviário e marítimo. Também tem remarcação de viagens para 2022. Tem gente que viajou de cruzeiro e não conseguiu descer na parada, então vão viajar de novo. Depois dessa pandemia, as pessoas querem aproveitar. O turismo está aquecendo novamente porque as pessoas estão necessitando viajar, sair."

Nas viagens internacionais, porém, é preciso atenção quanto as fronteiras e moeda em alta. "As pessoas estão mais receosas para viagem internacional. Tem muito lugar que ainda não aceita brasileiros, como Argentina e Peru, porém tem sido destinos muito procurados. Mesmo com o câmbio em alta, algumas pessoas não questionam, como os aposentados, porque querem viajar de qualquer jeito", relata.

PASSAGEM COMPRADA

A contadora Graziele Belmonte e o empresário Alexandre Belmonte esperam a reabertura da fronteira estadunidense para conseguir enfim fazer a viagem à Disney planejada desde 2019.

"Nossa viagem estava agendada para maio de 2020, mas em março, por conta da pandemia, decidimos adiá-la para outubro deste ano", fala Graziele, lamentando ainda a instabilidade para a entrada nos Estados Unidos.

Alexandre diz que a família também pensa em viajar para outro destino. "Se não der para ir a Disney, vamos mudar nosso roteiro. Com a retomada, tenho interesse em viajar mais, aproveitar a documentação em dia, então, se pudesse viajar mais, viajaria", conta ele.

PAÍSES QUE RECEBEM BRASILEIROS:

Afeganistão, África do Sul, Albânia, Aruba, Bahamas, Barbados, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Curaçao, Egito, Emirados Árabes Unidos, Equador, Eslovênia, Jordânia, Maldivas, Marrocos, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Santa Lúcia, Tanzânia, Turks e Caicos, Ucrânia e Venezuela.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: