Jundiaí

Jundiaí é uma das quatro cidades com pior isolamento no estado

Na última semana, a média do município (33,7%) esteve abaixo da estadual (41%)


                     ALEXANDRE MARTINS
Jundiaí tem a média móvel de casos de covid em 500 registros por semana
Crédito: ALEXANDRE MARTINS

Jundiaí é um dos quatro municípios que constam no Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi) do estado de São Paulo com isolamento abaixo dos 40%. Dos municípios com mais de 50 mil habitantes, Jundiaí está cima apenas de Cruzeiro (40%), Araçatuba (39%) e Campos do Jordão (38%).

Na última semana, a média do município (33,7%) esteve abaixo da estadual (41%) e não passa de 40% há um mês, desde 20 de junho, um domingo, quando atingiu 41%.

Mesmo aos fins de semana, quando os índices de isolamento costumam ser maiores, Jundiaí tem baixa quantidade de pessoas em casa, não passa de 40%, segundo dados do Simi. Em dias de semana, os índices atuais já são equiparados aos pré-pandêmicos.

Com a baixa adesão ao isolamento, há ainda o problema de aglomerações, grandes ou não, já que, mesmo com o avanço da vacinação, os números de casos e óbitos em Jundiaí ainda são altos e há o risco da transmissão.

AGLOMERAÇÃO

De acordo com a Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), neste final de semana a Guarda Municipal (GM) atendeu seis ocorrências de aglomerações de pessoas em praças e bares no Castanho, na Vila Maringá, no Caxambu e no Jardim do Trevo.

Em todos os locais, houve a orientação referente aos regramentos e protocolos sanitários do Plano SP, seguidos pela Prefeitura de Jundiaí. Após ir ao local e dialogar, a GM conseguiu dispersar os envolvidos. Ninguém foi detido.

A GM, concomitante aos atendimentos, realizou patrulhamento durante o final de semana nos bairros que apresentam histórico de aglomeração, ação conjunta no combate a pancadões com equipes da Polícia Militar.

Reitera-se que, desde o início da pandemia, a equipe de Fiscalização Integrada, composta pelas equipes da Saúde, Vigilância Sanitária, Fiscalização do Comércio, GM e Procon, tem realizado ações de fiscalização e orientação aos estabelecimentos comerciais e à população.

DENÚNCIAS

As denúncias de aglomeração de pessoas e funcionamento irregular do comércio devem ser efetuadas através dos canais de atendimento da GM, 153 (emergência) e 4492-9060, ou da prefeitura, 156 e App da Prefeitura.

Além das denúncias de irregularidades, para que a pandemia seja controlada, é essencial que a população continue fazendo sua parte, adotando as medidas de proteção, com o uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: