Jundiaí

Moradores do Parque do Colégio se reúnem para cobrar reforço na fiscalização

Além dos problemas de trânsito relatados pelos moradores da região, houve diversas reclamações sobre a falta de segurança


JORNAL DE JUNDIAI
Dirceu Cardoso e Ana Paula Moraes já protocolaram reclamações nos conselhos e na prefeitura e vão buscar judicialização
Crédito: JORNAL DE JUNDIAI

Moradores da rua Trenton, no Parque do Colégio, em Jundiaí, estão indignados com a falta de fiscalização e a desordem no local, após chegada de novos pontos comerciais.

A indignação acontece por conta da transformação do bairro para o perfil mais comercial, mudança reprovada pelos moradores que já protocolaram um abaixo-assinado para melhorar a fiscalização. Segundo eles, a chegada de uma choperia para a região trouxe muitos problemas para a rua.

De acordo com a Ana Paula Moraes, moradora da rua Trenton há 50 anos, os frequentadores do estabelecimento não respeitam os horários de funcionamento do local, acumulam lixos nas calçadas e causam barulhos constantes. "Estamos com problemas na fiscalização, em especial a falta de limitação de horários. Estamos tendo nossos direitos desrespeitados", afirma Ana Paula.

Para o morador Dirceu Cardoso, a vizinhança está preocupada com os recentes casos de violência na região e diz que a segurança precisa ser reforçada no local. "O estabelecimento atrai muitos desconhecidos para o bairro, principalmente à noite, deixando todos muito aflitos", completa.

FALTA DE RESPEITO

Há 60 anos morando no bairro, Aparecida do Carmo relata que muitos clientes costumam deixar os veículos estacionados nas calçadas e em frente as garagens das residências, o que já acarretou em conflitos e acidentes de trânsito. "Já entramos em contato com o departamento de fiscalização diversas vezes, mas eles insistem em dizer que não podem fazer nada".

Além dos contatos frequentes com o departamento de fiscalização e com a ouvidoria, por meio do 156, os moradores já realizaram reuniões com a Prefeitura e a Segurança Pública, mas segundo eles não surtiu efeito.

A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente informa que o assunto foi discutido com os moradores e haverá adequação na classificação das ruas e que uma nova reunião que contará com a participação de representantes da choperia será agendada.

FALTA DE SEGURANÇA

Além dos problemas de trânsito relatados pelos moradores da região, houve diversas reclamações sobre a falta de segurança no local, visto que, recentemente ocorreram dois sequestros de idosos nas proximidades do bairro, além de 65 atendimentos registrados este ano.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Jundiaí, a Guarda Municipal de Jundiaí tem intensificado o patrulhamento na região, principalmente na rua Trenton e rua do Retiro e os casos anteriores estão sendo investigados em conjunto com a Polícia Civil, em sigilo.

BUSCA POR SOLUÇÃO

Os residentes da rua Trenton se reuniram para protocolar dois processos contra a Prefeitura de Jundiaí e o Conselho do Plano Diretor, além de anexarem um abaixo-assinado aprovado por todos os moradores. Os requerimentos foram enviados no dia 11 de fevereiro e, até o momento, aguardam novas atualizações.

De acordo com a Prefeitura, o estabelecimento detém inscrição no Cadastro Fiscal Mobiliário para as atividades de restaurante, comércio varejista de bebidas, lanchonete e bar. Segundo a Lei nº 9.321/2019 (Plano Diretor) as atividades são permitidas para o endereço.

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: