Jundiaí

Geada em Jundiaí causa prejuízo para agricultores

Em bairros como Toca, Roseira, Medeiros e Paiol Velho, produtores viram hortaliças serem castigadas


DIVULGAÇÃO
No bairro da Roseira, a fina camada de gelo cobriu toda a produção
Crédito: DIVULGAÇÃO

Na madrugada desta terça-feira (20) cidades do interior São Paulo, incluindo Jundiaí e região, registraram geada com frio intenso, ocasionando em danos nas produções de agricultores. Alguns termômetros chegaram a marcar 1º grau na madrugada.

Em Jundiaí, bairros como Toca, Roseira, Medeiros e Paiol Velho, produtores viram suas hortaliças serem castigadas com a fina camada de gelo. Para o agricultor e produtor de hortaliças da Roseira, Wilson Scalli, a geada acarretou na perda dos seus produtos e agora terá que esperar o próximo plantio para tentar recuperar as hortaliças.

"Agora só me resta ser otimista e torcer para que eu consiga recuperar as hortaliças mais novas, porque as que já estavam prontas para a colheita foram danificadas pela geada", afirma Scalli.

O agricultor também afirma que essa foi a maior geada que presenciou na sua horta e não se lembrava de outra que tenha prejudicado tanto sua produção.

Carlos Alberto Diniz, agricultor e produtor de alfaces variados, couve, rúcula, mandioca, limão, brócolis no Rio Acima, afirma que a geada prejudicou sua produção, principalmente as hortaliças. "O maior prejuízo que eu tive foi com as hortaliças, onde concentrou a maior perda da produção", afirma.

PERDAS

Segundo o engenheiro agrônomo da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Sérgio Mesquita Pompermaier, na zona rural de Jundiaí houve prejuízo em relação aos impactos da geada, principalmente para os produtores de hortaliças, mas ainda não é possível quantificar quantas produções foram afetadas.

"As hortaliças são plantas mais sensíveis às baixas temperaturas extremas, pois tem alta porcentagem de água na sua composição. A geada também pode causar danos em algumas plantas frutíferas, caso elas estejam em fase de brotação", diz.

Segundo a Defesa Civil, a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo informa que está fazendo o levantamento das produções rurais afetadas em toda a cidade.

PREVISÃO DO TEMPO

Segundo o Climatempo, site especializado em previsão do tempo, nesta terça-feira (20), a temperatura mínima chegou aos 4°C e a máxima foi de 20°C. Nos próximos cinco dias, a temperatura tende a aumentar, com mínima de 6°C e máxima de 27°C.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: