Jundiaí

Jovens focam nos estudos de olho nos vestibulares

As principais universidades do estado de São Paulo já começaram a divulgar as datas para os vestibulares


ARQUIVO PESSOAL
Paula Zanotello dedica mais de oito horas do seu dia para os estudos
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

As principais universidades do estado de São Paulo já começaram a divulgar as datas para os vestibulares de 2022 que voltaram ao calendário original depois de ter passado por mudanças em razão da pandemia.

As provas já foram publicadas através do site e redes sociais de cada universidade, aumentando a expectativa e ansiedade dos vestibulandos. O foco da estudante Paula Zanotello, de 19 anos, são as universidades públicas. Seu desejo é cursar arquitetura e urbanismo e, para isso, dedica mais de oito horas do seu dia para os estudos.

"Eu tento focar a maior parte do meu estudo na resolução de exercícios e simulados, mas também faço mapas mentais dos principais tópicos das matérias e procuro estar atenta às notícias, já que sempre acaba caindo assuntos atuais", afirma Paula Zanotello.

A vestibulanda participa de um cursinho pré-vestibular e concilia os estudos com terapia e, segundo ela, dar atenção à saúde mental é essencial para enfrentar a situação da melhor maneira. "Lidar com tantos conteúdos e com a pressão de ingressar em uma faculdade é extremamente exaustivo, o apoio psicológico está sendo fundamental para melhorar meu desempenho", completa.

EXPECTATIVAS

Para o coordenador pedagógico de um cursinho pré-vestibular, Diego Lima, a volta do calendário original favorece a organização e planejamento dos alunos. "Com os exames voltando à normalidade, os vestibulandos conseguem se programar, não comprometendo a preparação e o emocional, ou seja, eles se sentem mais confiantes e seguros para a prova", afirma Diego Lima.

Para o coordenador, equilibrar os estudos diários com períodos de descanso é fundamental para aumentar a disposição e o otimismo dos vestibulandos.

CRONOGRAMA

Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), as inscrições prosseguem até dia 8 de setembro. A prova da primeira fase do vestibular ocorrerá no dia 7 de novembro de 2021.

Pela Universidade de São Paulo (USP), as inscrições deverão ser feitas entre os dias 16 de agosto a 1 de outubro. A prova da primeira fase será realizada no dia 29 de novembro.

As inscrições da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) terão início no dia 8 de setembro a 7 de outubro. O exame da primeira fase acontecerá nos dias 14 e 15 de novembro.

(Luana Nascimbene)

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: