Jundiaí

Prefeitos de Jundiaí e região reúnem-se para discutir o Distrito Turístico Serra Azul


Divulgação
Distrito tem potencial para se tornar um dos maiores polos de turistas
Crédito: Divulgação

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, participou, nesta quarta-feira (12), de reunião com prefeitos e representantes dos municípios de Itupeva, Louveira e Vinhedo para a discussão do Distrito Turístico Serra Azul. Também estiveram presentes o chefe de gabinete da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Wagner Hanashiro, e, representando a iniciativa privada, o presidente do Wet’n Wild, Alain Baldacci e o representante do complexo Serra Azul, Cesar Federmann.

O Distrito Turístico Serra Azul pretende tornar-se um dos maiores polos receptores de turistas da América do Sul.

O encontro, realizado de maneira on-line, teve como objetivo ampliar as conversas para potencializar o modelo mais estratégico na condução do tema. “Queremos preparar a região e articular setores que tenham interdependência na execução de projetos relevantes para a criação do Distrito Turístico e potencializar o modelo mais estratégico na condução dos trâmites necessários”, declarou Luiz Fernando.

Federmann apresentou os dados potenciais para o Distrito Turístico Serra Azul e o master plan de infraestrutura turística, que inclui uma rede de empreendimentos, policiamento turístico, sinalização própria e ainda escola profissionalizante para capacitar a mão-de-obra.

O representante da Secretaria de Turismo orientou que, enquanto aguardam a tramitação do processo que regulamenta os distritos turísticos no Estado de São Paulo, os municípios podem iniciar algumas ações. “O pré-requisito é ter a anuência de cada um dos municípios participantes, que devem também promover uma consulta pública sobre o tema, o que pode ser realizado por meio do Conselho de Turismo”, explicou.

O Distrito Turístico Serra Azul será formado por áreas das cidades de Jundiaí, Itupeva, Louveira e Vinhedo, e a sua criação ocorrerá tão logo a regulamentação da Lei dos Distritos Turísticos seja publicada por meio de decreto do Governo do Estado. Os distritos turísticos têm como objetivo estimular a atração e a implantação de empreendimentos para ampliar as atividades econômicas associadas ao turismo, geração de renda e de empregos e fomentar parcerias entre as iniciativas públicas e privadas, voltadas à promoção do turismo estadual.


Notícias relevantes: