Jundiaí

Fundação Escola TVTEC Jundiaí completa quatro anos


Divulgação
Vera Barros comemora os resultados alcançados a partir das informações e conhecimentos adquiridos com as aulas dos professores da TV pública
Crédito: Divulgação

Fundada em 15 de dezembro de 1996, a antiga Fundação Televisão Educativa, conhecida como TVE, tinha como objetivo levar entretenimento e informação ao público de Jundiaí. Com a disseminação da internet e das mídias sociais, a emissora de TV pública passou a ser um canal multiplataforma, a partir de 2017. Conhecida como Fundação Escola TVTEC Jundiaí, é a primeira escola pública municipal de mídias digitais, com cursos online e gratuitos voltados para toda a comunidade e ganha espaço, inclusive, em outras cidades, com a disseminação das plataformas e conteúdos educacionais.

O rumo da TV pública em Jundiaí foi transformar a emissora de 20 anos em produtora de cursos gratuitos em mídias digitais e de conteúdos multiplataforma. Da TVE para a TVTEC, uma política de governo.

Neste mês de agosto, Jundiaí ganhará uma nova programação a ser oferecida pelos canais da Fundação Escola TVTEC Jundiaí. Referência como um espaço multiplataforma com objetivo de não só atender as demandas de informação pública, mas também contribuir para a sociedade, levando conhecimento de forma gratuita, online e democrática, o espaço inova, mais uma vez, com a oferta de videoaulas para a população.

"Nestes quatro anos de existência, a TVTEC ofereceu mais de 12,9 mil vagas em aproximadamente 70 cursos e workshops que fomentam a economia criativa. O modelo adotado serve de exemplo para várias cidades, que firmaram parcerias com Jundiaí para levar o conhecimento para suas populações. A partir de agora, todo esse conhecimento é compartilhado amplamente com a inovação das videoaulas", comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com a superintendente da Fundação Escola TVTEC, Mônica Gropelo, a nova grade será apresentada no dia 25 de agosto. "Serão exibidas ao longo da programação videoaulas com conteúdo voltado à capacitação nos eixos de Produção audiovisual, Mídias digitais, Empreendedorismo e Economia criativa. A novidade do canal é a transmissão de produções de ensino superior de todo o país, a partir da associação com a Associação Brasileira de Televisões Universitárias (ABTU). Este é um marco para a cidade", comemora.

Incentivo
Ex-aluna de vários cursos oferecidos pela TVTEC, Vera Barros, 51 anos, comemora os resultados alcançados a partir das informações e conhecimentos adquiridos com as aulas dos professores da TV pública da cidade e também o fato de a instituição passar a oferecer videoaulas para a comunidade. “Antes de utilizar o conhecimento adquirido com os cursos da TVTEC, entregava entre 30 a 50 encomendas de salgados por mês. Hoje, a média é de 85 encomendas/mês além das entregas fixas diárias em estabelecimentos”, comemora.

A culinarista, realizou cursos de empreendedorismo, fotografia culinária, edição de vídeos e mídias digitais, que revolucionaram a apresentação da empresa nos canais digitais. “Antes eu pensava que era apenas postar uma vez ou outra. A TVTEC me ensinou que eu preciso conhecer os meus clientes, saber de onde são para, então, desenvolver conteúdos específicos”, comemora.


Notícias relevantes: