Jundiaí

Turismo rural em Jundiaí comemora retomada e expansão


Divulgação
Família Faustino é de Taboão da Serra e escolheu Jundiaí peças opções de locais que oferecem contato com a natureza
Crédito: Divulgação

O turismo em Jundiaí comemora a retomada das atividades e também os bons resultados obtidos após os períodos de portas fechadas. Pesquisa realizada pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) aponta que os empreendimentos da cidade sentem melhora no setor, 100% dos participantes registraram aumento de fluxo turístico nas últimas semanas.

A pesquisa mostra que 83,8% dos empreendimentos identificaram que, atualmente, estão recebendo mais turistas do que no período pré-pandemia e que 54,5% dos empreendimentos já recontrataram funcionários ou contrataram mais colaboradores para esse novo período. “Sabemos que muitas famílias de Jundiaí garantem o seu sustento graças ao setor de turismo, que atende milhares de pessoas de todo o Brasil com nossos atrativos rurais. Com a vacinação está sendo possível concretizar a retomada do setor, dando esperança a quem depende do setor para viver”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

Outro ponto levantado foi que 79,2% turistas, buscam por segurança e higiene na escolha dos atrativos, bem como o cumprimento dos protocolos por parte dos atrativos turísticos. A enóloga e proprietária de restaurante na Rota da Uva, Ariana Sgarioni, comenta que na reabertura do estabelecimento algumas alterações foram necessárias. “Mudamos a área de espera para podermos atender mais mesas e respeitar o distanciamento necessário. Percebemos que por oferecermos um ambiente aberto e com as regras sanitárias vigentes, os clientes sentem mais segurança em nos visitarem”, explica Ariana.

A pesquisa mostra que 85% dos turistas buscam espaços ao ar livre e a possibilidade de permanecer mais tempo em contato com a natureza. A família Faustino, de Taboão da Serra é um exemplo que procurou por ambientes abertos. “É a primeira vez que visitamos a cidade. Decidimos o destino porque é perto de Taboão e oferece ambientes abertos e em contato com a natureza, o que não encontramos onde moramos. Os locais estão seguindo as regras de distanciamento e vamos indicar para amigos e familiares”, afirmou Robson Faustino.

A diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro informa que os dados coletados pela UGAAT ainda sinalizam que 62,5% dos empreendimentos estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o processo de recuperação econômica de suas empresas

O empresário Edson Sgarioni conta que percebeu também alterações no comportamento dos visitantes. “O ticket médio (gasto médio) aumentou em torno de 15% a 20% e também percebemos que as pessoas estão migrando de outras regiões turísticas para conhecer as nossas Rotas. Sentimos que há uma redescoberta do turismo”, comentou.

O gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez ainda lembra outro indicativo da pesquisa. “O turista está viajando mais em família, além de buscar motes como datas comemorativas para viajar e consumir produtos especiais como as nossas Rotas oferecem”, disse.

Para conhecer mais sobre as Rotas Turísticas de Jundiaí, acesse o site e siga os perfis no Instagram: @rotadocastanho @rotadocentrohistorico @rotadaculturaitaliana @rotadaterranova @rotadauvaoficial @rotadovinhojundiai


Notícias relevantes: