Jundiaí

AUJ já vacinou 67 mil jovens entre 18 e 26 anos

Só em Jundiaí, segundo a UGPS, 33.549 vacinas em primeira dose já foram aplicadas


                         ALEXANDRE MARTINS
Thomaz Evangelista estava ansioso para a chegada da sua vez
Crédito: ALEXANDRE MARTINS

Juntas, as sete cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) já vacinaram 67,714 mil pessoas entre 18 e 26 anos e, para atrair o interesse deixa faixa etária, realizam campanhas e ações antes e durante a vacinação, em especial nas redes sociais.

Só em Jundiaí, segundo a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), este número já chega a 33.549 vacinas em primeira dose aplicadas. As pessoas entre 18 e 19 anos já vacinadas no município integram os grupos de comorbidades, gestantes e pessoas com deficiência.

O biólogo Thomaz Evangelista, de 23 anos, recebeu a primeira dose da vacina Coronavac na última sexta-feira (13), na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Maringá e não escondeu a ansiedade.

"Fora as questões políticas que atrasaram a vinda das vacinas no Brasil, eu moro com duas pessoas idosas e me preocupo muito com a saúde delas, então isso foi um grande alívio para todos aqui", comenta.

Evangelista já pensa em planos para sua vida após tomar a segunda dose, mas o momento não ajuda. "Acho melhor esperar as coisas melhorarem primeiro, ainda mais com essa variante que já está rodando por Jundiaí", conta.

Aos 20 anos, Victor José Nascimento Braga, estudante de publicidade e propaganda, recebeu a primeira dose da Pfizer nesta quarta-feira (18). "Tomei na UBS do Jardim Tulipas e mal esperava a hora para isso, assim que cheguei em casa, eu e meus amigos que também tomaram, compartilhamos fotos do momento", conta.

Braga não encontra os amigos há um bom tempo, pois muitos fazem parte do grupo de risco. "Assim que tomar a segunda dose, vou começar a me planejar para descer à praia, mas só se tudo estiver devidamente liberado. Estou com muita saudade da faculdade também, a adaptação em casa foi difícil", afirma.

AUJ

Em Campo Limpo Paulista foram vacinados 6.407 pessoas, entre 18 e 26 anos. O município irá promover o 'Vacinight', uma ação que começa a partir de hoje (19), às 7h, com término no sábado (21), às 13h.

Serão 30 horas consecutivas de vacinação, que contará com 3.500 doses, no total, para pessoas com 18 anos ou mais. A ação terá a participação de DJ's e jogos de luzes na parte de fora do ginásio Nenezão.

Entre 27 de julho e 18 de agosto, Várzea Paulista imunizou 10.372 pessoas de 18 a 26 anos, sendo 10.081 de primeira dose e 291 com a segunda dose. Devido ao grande interesse pela vacinação a Unidade de Saúde não viu a necessidade de promover atividades culturais para atrair esse público.

Em Itupeva foram imunizados 7,000 jovens de 18 a 26 anos. O município está com boa adesão, com as vagas sendo preenchidas em menos de 4 horas, portanto não foi preciso nenhuma ação ou campanha para atrair o público.

Em Cabreúva, 6.210 jovens já foram vacinados. Para esse público não houve nenhum evento especial, devido a alta adesão.

Em Louveira, foram imunizados 4.176 jovens entre 18 a 26 anos com a primeira dose. Não houveram ações ou campanhas.

Procurada, a prefeitura de Jarinu não retornou até o fechamento desta edição.

MENOS DE 18 ANOS

Para evitar a correria de última hora na busca pela documentação dos jovens com 17 anos ou menos, a Prefeitura de Jundiaí reforça a importância de os pais e responsáveis pelos jovens verificarem a documentação necessária para vacinação.

O CPF é essencial para o registro da vacinação, além do pré-cadastro dos dados pessoais, no site do Governo do Estado, Vacina Já, para agilizar o atendimento.

Quem não possuir o CPF e tem 16 anos ou mais, pode realizar a solicitação pelo próprio site da Receita Federal. Caso a idade for inferior, a solicitação é feita pelos Correios.

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: