Jundiaí

Primeiro grupamento feminino da Guarda Municipal completa 30 anos e recebe homenagem


Divulgação
Primeiro grupamento feminino da Guarda Municipal completa 30 anos
Crédito: Divulgação

O primeiro grupamento feminino da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) recebeu uma homenagem e certificado da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM) nesta quinta-feira (19), data em que o grupo completa 30 anos de existência. Das cinco guardas que ainda integram a corporação, três ocupam cargos de chefia.

Segundo Carla Basson, que é a primeira gestora mulher a assumir a UGSM, trabalho das guardas deve ser enaltecido. “São trinta anos de muito trabalho, período em que tiveram que superar muitas barreiras e preconceitos em setores até então formados por homens”.

O Comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, parabenizou as guardas femininas e ressaltou a importância delas nos dias de hoje. “É fundamental o trabalho delas. Hoje temos guardas em todos os setores da GM e ainda com integrantes nas especializadas Apoio Tático e Canil”.

Uma das cinco homenageadas, Solange Bielça, hoje subinspetora e responsável pela manutenção da frota de viaturas, comenta a evolução dos trabalhos e as conquistas das mulheres dentro da corporação. “Em 1991, logo após a formação, fomos para o patrulhamento, porque o comandante da época acreditava em nosso potencial e conseguimos concluir muitas ocorrências com sucesso, sem a participação masculina”.

O advogado criminalista Dr. Tarcísio Germano de Lemos, comandante da GM em 1991, lembra como foi a formação das mulheres na GMJ. “A formação das primeiras guardas contou com aulas de Direito, defesa pessoal e tiros, e não demorou muito para efetuarem a primeira prisão, mostrando a predisposição para abordagem e detenções”.

Atualmente há na GMJ há 41 mulheres, destacadas em todos os setores de trabalho da corporação.

 


Notícias relevantes: