Jundiaí

Prefeitura e CPTM discutem benefícios e pontos de atenção em projetos de trens Intercidades e Intermetropolitano


Divulgação
Equipes da Prefeitura e da CPTM fizeram reunião de trabalho no Paço Municipal de Jundiaí
Crédito: Divulgação

Em uma reunião no Paço Municipal na manhã desta sexta-feira (20), gestores e técnicos da Prefeitura de Jundiaí e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) discutiram pontos de atenção no trajeto do Trem Intercidades (TIC) e do Trem Intermetropolitano (TIM), além de benefícios e investimentos que serão feitos na região da Vila Arens, onde se encontra a estação.

O TIM ligará Campinas a São Paulo e tem parada em Jundiaí. Já o TIC é um novo serviço que incorporará o atual trecho entre Francisco Morato e Jundiaí e chegará a Campinas, passando por Louveira, Vinhedo e Valinhos. O embarque para ambos será na estação da CPTM em Jundiaí, em diferentes plataformas.

“Com esses investimentos do Governo do Estado em nossa cidade, a área da estação passa a ser ainda mais valorizada, com mais desenvolvimento econômico, gerando mais empregos diretos e indiretos na nossa cidade, inclusive com a abertura, aqui, de uma oficina que fará a manutenção dos equipamentos envolvendo a ferrovia”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, presente à reunião. “O investimento no transporte ferroviário é uma maneira de melhorar a mobilidade nas estradas, uma vez que traz mais opções para quem se desloca para a capital ou para Campinas, além de ser sustentável”, observa. “E para sua realização acreditamos na necessidade de algumas intervenções, com melhorias na estação e em seu entorno, como também no trânsito.”

No projeto da CPTM está prevista a construção de uma passarela que dará acesso às plataformas do TIC e do TIM e chegará até a praça em frente ao Terminal de Ônibus da Vila Arens. Sobre os pontos de atenção, os gestores e técnicos abordaram possíveis interferências na infraestrutura urbana, principalmente no sistema viário, na mobilidade e na drenagem.

A expectativa do Governo do Estado é publicar o edital do TIC em novembro.


Notícias relevantes: