Jundiaí

Incêndios no AUJ atingem 2 milhões de m² de área

No final de semana, mais de 60 registros foram contabilizados pelas equipes de combate às chamas


DIVULGAÇÃO
A Defesa Civil do Estado emitiu alerta sobre o risco de incêndio nos próximos dias. Nesta segunda (23), cinco ocorrências de grandes proporções foram registradas em Franco da Rocha, Mogi-Guaçu, Luiz Antônio, Cabreúva e Morro Agudo
Crédito: DIVULGAÇÃO

Juntas, as sete cidades que fazem parte do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) registraram 60 ocorrências de incêndio só neste final de semana, totalizando uma média de dois milhões de m² de áreas devastadas pelo fogo. A área da Serra do Japi, em Cabreúva, foi a mais danificada.

Em Jundiaí, entre sexta-feira (20) até o início da manhã desta segunda-feira (23), foram registrados 24 focos de incêndio em todas as regiões da cidade, em bairros como Agapeama, Corrupira, Vila Comercial, Eloy Chaves, Parque Centenário, Caxambu e nas regiões próximas às Rodovias Anhanguera e Engenheiro Constâncio Cintra (conhecida como Estrada de Itatiba).

A Defesa Civil informa que as equipes ainda estão percorrendo a região para avaliação e levantamento da área urbana total atingida.

De acordo com a Mata Ciliar, uma espécie de ouriço terrestre foi resgatado no bairro Jardim Califórnia em estado crítico e realiza tratamento. O animal apresentou queimaduras na região da barriga e patas, além de intoxicação causada pela fumaça.

AUJ

Além de Jundiaí, outras cidades do AUJ registraram ocorrências de queimadas no final de semana. Em Cabreúva, mais de 2 milhões de metros quadrados da Serra do Japi foram atingidos pelas queimadas e mobilizou a equipe da força-tarefa da Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros para combater o fogo.

Em Campo Limpo Paulista, foram atendidas cerca de 15 ocorrências de incêndio de grandes proporções, atingindo cerca de 20 mil m² de área florestal. Em Itupeva, um incêndio de grande proporção devastou 250 mil m² de área rural da cidade.

Em Jarinu houve sete registros de incêndios, sendo cinco de grande magnitude. Várzea Paulista também registrou sete ocorrências e, no município de Louveira, foram seis. Todas atendidas pela Brigada de Incêndio, juntamente com a Guarda Municipal de cada região. Nestes três municípios, ainda não há levantamento do tamanho das áreas que foram afetadas.

ALERTA

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta sobre o risco de incêndio nos próximos dias. Na segunda-feira (23) cinco ocorrências de grandes proporções foram registradas em Franco da Rocha, Mogi-Guaçu, Luiz Antônio, Cabreúva e Morro Agudo, as quais têm sido combatidas pelo emprego de aeronaves, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil locais.

Durante o último final de semana, um incêndio de grandes proporções devastou o parque estadual Juquery, localizado entre as cidades de Franco da Rocha e Caieiras que abrange 2 mil hectares de área. A Prefeitura informou que o incêndio foi provocado pela queda de um balão.

PREVISÃO DE CHUVA

Segundo o site especializado em previsão do tempo, Climatempo, a semana inicia com temperaturas elevadas e tempo seco e termina com grandes chances de chuva na sexta-feira, sábado e domingo, com índices de 90, 80 e 83%, respectivamente.

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: