Jundiaí

Retirada de células para tratamento da Fernandinha é realizada com sucesso


Arquivo Pessoal
Fernanda, em frente ao hospital, após receber alta de quimioterapia
Crédito: Arquivo Pessoal

Na terça-feira (17), a jundiaiense Fernanda Manzutti, de 11 anos, finalmente passou pelo procedimento que tanto aguardava, foram coletadas células que serão tratadas na tentativa de combater a Leucemia Linfóide Aguda. A partir disso, iniciou-se o tratamento chamado CAR-T CELL, no hospital Sant Joan de Déu, em Barcelona.

Fernandinha, já conhecida na região, foi á Espanha para combater um quadro de Leucemia há pouco menos de um mês e, desde então, passou por procedimentos preparatórios para dar início ao tratamento, como exames, teste da covid-19, implantação de um cateter para a coleta das células e início do processo com a coleta. Após feita a coleta, as células serão trabalhadas em laboratório para que possam combater o câncer quando forem reimplantadas na paciente. 

“Demos o primeiro passo importante e, com a ajuda de Deus, deu tudo certo. Foi feita a coleta de células, o que durou cerca de 4 horas. Felizmente não houve efeitos colaterais. Foi um dia bom e estamos com muita fé para a sequência do tratamento”, relatou o pai, Carmo Jr.

O retorno das células do laboratório deve levar de 4 a 6 semanas. Até que isso aconteça, Fernanda segue com quimioterapia para controle do câncer e idas ao hospital para exames de acompanhamento.

No final da última semana, ela teve febre e precisou de antibióticos. Também, ficou internada para uma quimioterapia mais intensa, da qual teve alta hoje (23) e, agora, pode seguir com a quimio sem internação. “Sem a solidariedade de cada um que ajudou, nada disso seria possível. Seguimos com muita fé e muita gratidão a todas as pessoas”, reforça Carmo Jr.

Durante o período de adaptação, Fernanda precisou ficar internada devido a uma infecção pulmonar, gerando custos extras junto ao hospital. Assim, a campanha pela arrecadação de recursos para o tratamento continua, e conta com a ajuda de todos, pois a batalha de Fernandinha é grande. 

As doações pela campanha podem ser feitas através do PIX 11 97540-9718 Melissa Manzutti de Freitas ou pelo site: www.vakinha.com.br/vaquinha/salve-a-fernandinha


Notícias relevantes: