Jundiaí

Aulas de xadrez incentivam atividades entre pais e alunos


DIVULGAÇAO
Na casa do aluno Guilherme da Silva, o xadrez reuniu mais a família
Crédito: DIVULGAÇAO

As aulas em ensino remoto durante os períodos mais restritivos da pandemia, foram incentivadoras para que os educadores pudessem se reinventar e também um momento para que as famílias estivessem ainda mais próximas da escola.

Exemplo foram as aulas de xadrez promovidas pela professora de Educação Física da EMEB Ivo de Bona, Karina de Campos, modalidade que potencializa habilidades como autonomia, autoconfiança, tomada de decisão, incentivadas pela Escola Inovadora.

Frente às aulas pelo sistema on-line, a educadora levou o xadrez para dentro das casas dos alunos. "Foram diversas etapas, desde as regras, sequências do jogo, introdução de peça a peça, até a construção do tabuleiro com materiais alternativos em casa. Além de desenvolver as habilidades nas crianças foi uma oportunidade de integrar a família. O xadrez é um esporte que pode ser praticado por todas as idades", explica Karina.

Na casa do aluno Guilherme da Silva Vieira, o xadrez foi um motivo a mais para as atividades em família. A mãe Erica Vanessa Silva a produção do material envolveu a todos. "Minha filha Ana Beatriz desenhou as peças e, eu e meu marido Evandro, pintamos o tabuleiro. Agora jogamos em família. Essa parceria com a escola é importante porque tenho visto a evolução dele não só no jogo, mas também na escrita, leitura e matemática. Desenvolvemos um bom trabalho em conjunto", afirma Erica.

OPORTUNIDADE

A interação família-escola é incentivada pelo programa Escola Inovadora. "A família é o centro que permeia a vida das crianças. Por isso, a Educação de Jundiaí entende que a aproximação dos responsáveis e da escola possibilita aumento na assimilação daquilo que é ensinado. Todos são parceiros e responsáveis pela educação de qualidade", considera o prefeito Luiz Fernando Machado.

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques ainda lembra que a educação de boa qualidade passa pela formação dos profissionais de educação. "Sempre oferecemos capacitações e formações para que os educadores possam se desenvolver e superar os desafios da profissão. As aulas de xadrez são mais um exemplo de que nossos professores estão sempre em busca do melhor para os nossos meninos e meninas da rede municipal de ensino", conclui.

(Da Redação)


Notícias relevantes: