Jundiaí

Época de florada do pêssego proporciona belas paisagens

Na zona rural de Jundiaí, onde tem plantação de pêssego, a paisagem está mais bonita, já que a arvore está em florada


@pedroamora
A poda do pessegueiro é necessária para a planta
Crédito: @pedroamora

Apesar de ser conhecida como a Terra da Uva, Jundiaí tem uma agricultura diversificada, com produção de frutas como goiaba, mexerica, nectarina, tangerina, entre outras, assim como a de variedades diferentes de pêssego. Para a espécie Regalo, o momento é de florada, o que proporciona belas paisagens nos campos de plantação.

Na propriedade do produtor Wagner Bardi, os 60 pessegueiros estão floridos e o momento é de poda para garantir frutos mais fortes na colheita que deve acontecer em dezembro. “No momento, os pés estão todos floridos e reduzimos os galhos para frutos mais bonitos e graúdos. Após a florada, já vem a fruta, depois são mais 60, 70 dias para a colheita. A geada deste ano acabou por ajudar a produção, pois aconteceu antes da época da florada e do fruto”, explica o agricultor.

Para garantir mais qualidade às produções, Bardi utilizou, recentemente, os serviços do programa “Fertilidade do Solo”, oferecido gratuitamente aos agricultores pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e avalia a importância do suporte técnico. “O apoio oferecido pelo Agronegócio (UGAAT) é muito importante para nós. Recebi a análise há poucos dias e o resultado apontou que é preciso fazer o reforço de matéria orgânica no solo, o que iremos providenciar após a colheita.”, afirmou Bardi.

O “Fertilidade do Solo” é um programa gratuito que oferece a análise do solo, com indicação de correções quando necessário. A análise avalia não somente a questão físico-química, que é a composição dos nutrientes, quanto a parte física da terra. “Para o produtor participar é simples, orientamos como deve ser feita a coleta do solo, agendamos um horário e recebemos a amostra para ser enviada para a análise. No site da Prefeitura há um link que apresenta o ‘passo a passo’ da coleta de solo”, explica a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.

“A florada dos pessegueiros embeleza ainda mais as propriedades rurais onde há a produção da fruta, lembrando que a UGAAT oferece diversos serviços e suporte técnico que estão a disposição do nosso agricultor” de acordo com o gestor Eduardo Alvarez.


Notícias relevantes: