Jundiaí

7 de Setembro terá apresentação infantil

A ideia é mostrar a história do Brasil e e a importância da Independência para as crianças


DIVULGAÇÃO
São pelo menos 20 crianças crianças ensaiando todos os dias à noite
Crédito: DIVULGAÇÃO

Para resgatar a tradição e o patriotismo entre as crianças, a síndica Cássia Leal Stojanov, responsável por condomínio no Eloy Chaves tem ensaiado o Hino Nacional com dezenas de crianças.

A apresentação será no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, às 10h, dentro do próprio condomínio. Segundo Cássia a intenção surgiu com a finalidade de ensinar sobre a história da data e a importância do hino.

"Fizemos uma apresentação pela primeira vez há dois anos mas com a pandemia, não houve mais. Vimos que muitas crianças não sabiam cantar o hino."

A ideia era mostrar a história do Brasil e esse episódio importante que foi a Independência. "As crianças têm entre quatro e 12 anos e nenhuma delas sabia cantar o hino. Não ensinam mais na escola", diz ela.

Segundo Cássia, a intenção da apresentação não é política. "A gente não quer vincular a ato político. Queremos ensinar sobre a Independência para as crianças. A gente sente que elas não conhecem a Independência, o significado da bandeira do Brasil, o hino. É triste vincular tudo a determinado ato político. Tentamos mostrar que não é isso."

Cássia acredita que pelo menos 30 pessoas, entre crianças e convidados, devem participar do encontro. "Convidamos forças de segurança e vamos ter a presença de representantes do Exército, da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Divisão florestal da Guarda Municipal."

Os ensaios que começaram ha um mês mudaram completamente o conhecimento das crianças sobre o hino. "O início foi on-line, agora fazemos presencial. Elas cantavam tudo errado no começo. A gente colocou um comunicado no condomínio e os pais se interessaram e ficaram empolgados em ensinar sobre a Independência para as crianças."

A síndica diz que, mesmo sendo dentro do condomínio, pode haver a participação do público de fora. "Quando tem evento assim, a pessoa pede autorização e entra."

A apresentação será na rua Chiara Lubich, 371, no Eloy Chaves. O condomínio fica ao lado da rodovia Dom Gabriel Bueno Paulino Couto, mas o acesso é pelo bairro.

(Nathália Sousa)

 


Notícias relevantes: