Jundiaí

Aniversário de 64 anos da Apae de Jundiaí marca o retorno às atividades presenciais


DIVULGAÇÃO
A unidade oferece apoio às famílias dos usuários, à rede escolar e às instituições
Crédito: DIVULGAÇÃO

O aniversário de 64 anos da Apae de Jundiaí marca o retorno às atividades presenciais com as aulas e os atendimentos terapêuticos. Aos poucos, os corredores e salas de aula e de atendimento vão sendo tomados por bebês, crianças, jovens e adultos, ávidos por aprender e se desenvolver.

Desde sua fundação, em 7 de setembro de 1957, a unidade se mantém no firme propósito de atender pessoas de todas as idades, com deficiência intelectual (DI) e com transtorno do espectro do autismo. Um trabalho que sempre priorizou a inclusão desses indivíduos na sociedade.

Com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos e contribuir para a diminuição da incidência de pessoas com deficiência, a Apae Jundiaí oferece apoio às famílias dos usuários, à rede escolar, às instituições, empresas e órgãos governamentais para facilitar e estimular a inclusão das pessoas com deficiência.

Atualmente, a Apae de Jundiaí conta com mais de 100 profissionais atuando nas áreas da saúde, educação, assistência social e apoio e, desse total, 70% tem formação superior em mais de 15 áreas diferentes. Esses profissionais são responsáveis por atender cerca de 1.700 pessoas por mês em nove diferentes programas de atendimento que oferecem qualidade de vida tanto para os assistidos, quanto para seus familiares.

Na área de Saúde, desenvolve atividades de assistência integral à pessoa com deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo: bebês de alto risco, crianças com atraso no desenvolvimento e que necessitam de atendimento específico, envolvendo tratamento ao usuário e a execução de ações integradas aos profissionais da Atenção Básica e Atenção Especializada. A partir de Avaliação Diagnóstica, a Apae promove diversos atendimentos que contemplam os assistidos em todas as suas necessidades: Intervenção Preventiva, Estimulação Essencial, Atendimento Terapêutico da Escola de Educação Especial, Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado, Centro de Convivência, Educação Profissional.

São realizadas atividades educacionais com o objetivo de valorizar a escolarização na modalidade da Educação Especial, apoio ao processo de inclusão escolar e estimulação do desenvolvimento Infantil. São ofertados os seguintes serviços: Avaliação Diagnóstica, Núcleo de Estimulação Precoce; Núcleo de Estimulação Global e Específica, Atendimento Complementar e Suplementar e Escola de Educação Especial.

Na área da Assistência Social são desenvolvidas ações que visam o atendimento em Defesa e Garantia de Direitos Sociais das pessoas com deficiência e de suas famílias. Nesta área de atuação, a unidade desenvolve os seguintes programas e projetos: Programa de Apoio à Família (PAF); Programa de Atenção ao Envelhecimento (PAE); Programa Emprego Apoiado e Projeto de Artes.

O trabalho desenvolvido na Apae Jundiaí visa também à conscientização da sociedade sobre as potencialidades dos seus assistidos, já que também são capacitados para o mercado de trabalho. Um programa de consultoria oferece, exclusivamente, para empresas assessoria no processo de contratação de Pessoas com Deficiência para atender a Lei de Cotas.

Novos tempos com o teleatendimento

Durante a pandemia novas ferramentas de trabalho foram criadas para atender os usuários e suas famílias. O teleatendimento, pelo WhatsApp, facilitou a comunicação e trouxe para todos muitos aprendizados. A participação e o interesse da família foram fundamentais para que o estímulo aos usuários não fosse suspenso durante a pandemia. A pandemia fortaleceu ainda mais o vínculo entre pais e filhos. E esta convivência também ajudou aos pais que compreenderam melhor a necessidade da estimulação adequada e pode presenciar o quanto a sua contribuição pode influenciar positivamente no desenvolvimento do seu filho.

As atividades seguem o Currículo Funcional Natural e o Plano Educacional Individualizado (PEI) com a dedicação de professores e toda a equipe pedagógica que desenvolveram estratégias para enviar as atividades para todos os alunos, com objetivo de manter a qualidade dos serviços oferecidos, de forma diferenciada, devido à necessidade do momento de isolamento social, auxiliar também na organização da rotina diária, reforçar os conteúdos já trabalhados e manter o vínculo entre alunos, famílias e escola. As atividades propostas são distribuídas aos pais ou responsáveis a cada 15 dias e um canal de comunicação direta, via WhatsApp, informa, tira dúvidas e orienta com videoaulas.

Manutenção da ISO 9001

Todos os serviços oferecidos nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social foram auditados pela Fundação Vanzolini em junho deste ano e a organização manteve a certificação ISO 9001: 2015 da APAE.

A ISO 9001 é uma norma para sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade nos serviços prestados a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado. Todos os serviços são avalizados pela ISO 9001:2015 trazem a garantia para os assistidos e suas famílias.

Selo Doar de Gestão e Transparência

A Apae Jundiaí conquistou o Selo Doar, conferido pelo Instituto Doar de Gestão e Transparência, que certificou a organização com o Conceito A+ em padrões de Gestão e Transparência.
Trata de um conquista que fortalece o compromisso com doadores, parceiros, diretoria e conselheiros na realização de nossas atividades de forma responsável, confiável e transparente. É importante reconhecer o empenho e esforço de todos e agradecer nossa equipe, cujo trabalho, desempenho e responsabilidade nos levou a esta certificação.

Sensibilizando a comunidade

Com o intuito de atrair doadores e sensibilizar as pessoas com a causa, a instituição desenvolveu diversas formas para as pessoas colaborarem, entre eles, o ‘Quero ser um Voluntário’, ‘Quero ser uma Empresa Amiga’, ‘Quero ser um Doador Responsável’, ‘Quero doar produtos’, ‘Quero participar de Festas e Ações’.

Além da captação de doadores por meio destas iniciativas, mantém um bazar permanente de roupas, calçados e utensílios domésticos, que, aliado ao trabalho do telemarketing, à organização de eventos como bazares promovidos por terceiros, doações de empresas da região e supermercadistas contribuem para a receita da instituição.

Campanha de Natal

A campanha de Natal é a grande novidade dos 64 anos da instituição. A instituição vai sortear um Renault Kwid 0 km, modelo Zen 1.0, branco.

Toda a renda arrecadada com a venda dos cupons será revertida para a manutenção dos programas e atendimentos oferecidos pela organização: a campanha só foi possível graças ao apoio especial que recebemos do Tauste Supermercados, cuja doação de R$ 45 mil proporcionou a compra do carro que será sorteado dia 22 de dezembro.

Os cupons já estão à venda ao preço de R$ 25 e podem ser adquiridos na APAE de Jundiaí, com nossos colaboradores e diretores e pelo departamento de Captação de Recursos, pelo telefone (11) 4588-2908, pelo WhatsApp: (11) 98420-5409 ou por e-mail [email protected]

O sorteio acontecerá dia 22 de dezembro pela Loteria Federal, sob o Certificado de Autorização SECAP/ME, nº 01.013894/2021. Os empresários da cidade também podem colaborar adquirindo talões fechados e promovendo uma ação paralela junto aos seus colaboradores.

Mais informações pelo telefone (11) 4588-2900. A Apae fica na rua Dr. Francisco Telles, 475, Vl. Progresso. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: