Jundiaí

Conde do Parnaíba retira sinal

O alarme alto não soou nesta quarta-feira e será trocado por outro sinal


ALEXANDRE MARTINS
A escola localizada no Centro de Jundiaí tinha o alarme sonoro
Crédito: ALEXANDRE MARTINS

O sinal sonoro da Escola Estadual Conde do Parnaíba, localizada na rua Barão de Jundiaí, no Centro, emite um som para avisar as entradas e saídas de uma aula para outra, mas um som que tem intrigado que vive e trabalha no entorno.

Parecendo mais um música de filme de aventura, o som chega a alguns quilômetros dali, mas nesta quarta-feira, o alarme não soou mais.

Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), a direção da E.E. Conde do Parnaíba já iniciou o estudo para a substituição do toque sonoro da unidade, que registra entrada, saída dos estudantes e demais atividades. O investimento para a modernização do sistema será realizado por intermédio do PDDE Paulista (Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista), que segue a regra do menor valor de três orçamentos apresentados para aquisição do equipamento.

PERCEPÇÃO

Ainda que desagrade algumas pessoas, o sinal já não incomoda os vizinhos de bastante tempo do prédio, que passaram a entender a música como um som a mais no cotidiano do entorno. Lojista, Virgínia Lopes Lo Monaco Lima fica ao lado da escola e diz que o som não a incomoda. "Não toca direto, é só em alguns horários. Estamos aqui há quatro anos e acho que incomoda mais as pessoas que estão nas ruas."

Também lojista, Sian Liu conta que até estranhou o silêncio sem o alarme. "Comigo não incomoda nada, já acostumei por estar aqui há muitos anos. Agora, nem sei se está tendo aula, está silencioso."

Atendente de um sebo que fica em frente à escola, Lívia Muniz diz que não há problema com o som. "Não sei para os outros, mas para mim não incomoda. Acho que não faz muita diferença tocar o alarme."

(Nathália Sousa)

 


Notícias relevantes: