Jundiaí

Incêndio não foi controlado com chuvas


Equipes do 19º Grupamento de Bombeiros de Jundiaí e da Defesa Civil de Cabreúva ainda atuam no rescaldo do incêndio na Serra do Japi, em Cabreúva, nesta segunda-feira (13).

Segundo a Defesa Civil, as chuvas desse fim de semana ajudaram a apagar quase 95% do fogo, mas o rescaldo demandou novas incursões.

Em recente entrevista ao Jornal de Jundiaí, o comandante do 19º Grupamento de Bombeiros de Jundiaí, tenente Flávio Medrado, já havia sinalizado que talvez as chuvas não fossem suficientes para apagar completamente o incêndio.

"O local conta com uma camada de vegetação que acaba cobrindo a parte superior completamente. Assim, o fogo acaba queimando por baixo da vegetação, o que dificulta a chegada da água tanto de chuva quanto as bolsas de água transportadas pelo helicóptero Águia", explicou.

JUNDIAÍ

Em Jundiaí a Defesa Civil informou que já houve novos focos de incêndio apesar das chuvas do fim de semana. Contudo, todos foram controlados rapidamente. O acumulado de chuvas deste mês é de 22 milímetros, portanto, inferior à média histórica mensal calculada desde 2012 para setembro, que é de 80 milímetros. Há, contudo, previsão de chuva para a próxima quarta-feira (15).

(Carina Reis)


Notícias relevantes: