Jundiaí

Setembro Amarelo: especialista aborda prevenção da automutilação em evento on-line


Divulgação
Setembro Amarelo: especialista aborda prevenção da automutilação em evento on-line
Crédito: Divulgação

O Grupo de Trabalho da Política Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio promoverá, na sexta-feira (17), das 8h30 às 11h30, o evento online “Comportamento Suicida: Prevenção e Abordagem”. A ação compõe o Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio. O evento contará com a participação da psiquiatra e professora Karina Diniz.

O grupo de trabalho nasceu com a construção do Plano Municipal de Prevenção a Automutilação e Suicídio, através da Assessoria de Políticas de Direitos Humanos, ligada à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). “O suicídio é um fenômeno complexo e multicausal, que deve ser compreendido e abordado de forma ampla”, diz o assessor de Políticas de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida. “E com a pandemia, com um isolamento maior das pessoas, entendemos que os casos podem ter se agravado e isso precisa ser discutido.”

Para o coordenador de Saúde Mental da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Alexandre Moreno Sandri, a relevância do evento está em “promover um momento de alinhamento conceitual sobre a temática do suicídio aos integrantes do Grupo de Trabalho de Prevenção a Suicídio, o que será fundamental na elaboração do Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio, além de sensibilizar e capacitar diversos atores da rede de proteção para o melhor enfrentamento da questão”.

Sobre a especialista

Karina Diniz é psiquiatra, professora doutora do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), coordenadora da Unidade de Emergência Referenciada/ Psiquiatria UNICAMP e superintendente do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira.

Para participar, basta se inscrever no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAdAhXYLFoyoh24HgR0tlhGHlZ9TKecumZYiLdR9mywfKWVA/viewform


Notícias relevantes: