Jundiaí

Totem para descarte de canetas é instalado no mercadão


JORNAL DE JUNDIAI
Aline Barbosa fala da importância deste serviço à comunidade
Crédito: JORNAL DE JUNDIAI

Com o objetivo de oferecer aos clientes que passam pelo Mercadão da Vila Arens, no Vianelo, uma opção segura de destinação de canetas usadas, o consultor em gerenciamento de resíduos Odair Luiz Segantini, em parceria com Aline Barbosa, proprietária de uma papelaria no Mercadão, instalaram um pequeno totem contentor denominado 'Canetário'.

O propósito é que as pessoas depositem suas canetas usadas, cumprindo com suas responsabilidades ambientais. "Observamos que a caneta é um dos itens mais vendidos na papelaria e por isso buscamos construir o projeto de forma a atender essa demanda, com total responsabilidade ambiental", afirma Segantini.

O totem está instalado no corredor do Mercadão, em frente à papelaria, junto com algumas informações sobre as canetas e qual o destino que a papelaria dará ao material recolhido. "Mesmo indo para um aterro sanitário, esse material pode levar mais de 500 anos para se decompor causando danos ao meio ambiente. Então, as canetas são encaminhadas a um sistema de tratamento com tecnologia adequada, transformando em combustível alternativo e sem nenhum descarte no meio ambiente", explica Segantini.

O totem conta com dispositivo para verificação de quantidade de canetas depositadas e quando necessário, o material é retirado em lotes de até 50 kg e levado para o município de Pirapora do Bom Jesus, onde será tratado.

"Trata de um projeto piloto. Não temos um prazo e nem uma quantidade certa para arrecadar. Muitas pessoas vinham aqui perguntando sobre isso, pois ninguém sabia onde descartar canetas, se era uma material reciclável ou não. Não vamos salvar o planeta com isso, mas melhorá-lo o máximo que pudermos", ressalta Aline.

Segundo a proprietária da papelaria, houve uma boa aceitação do público. "Muitas pessoas que passam por aqui, comentam sobre o projeto e voltam para deixar algumas canetas que estavam em casa", conta.

(Lucas Hideo)


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: