Jundiaí

Antecipação Pfizer tem 48% de adesão; segunda dose deve ser agendada


Divulgação
Vacinação contra covid-19 tem a segunda dose antecipada, com prazo de 8 semanas de intervalo
Crédito: Divulgação

Na segunda-feira (27), foi aberta agenda de antecipação para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer de covid-19 para pessoas que receberam a primeira dose entre 19 de julho a 4 de agosto. Apesar da oferta de 4,7 mil vagas oferecidas, somente 2.241 pessoas realizaram o agendamento de antecipação da segunda dose. A medida foi determinada pelos Planos Nacional e Estadual de Imunização. Por conta da baixa adesão, as pessoas que receberam a primeira aplicação entre 12 a 17 de julho poderão comparecer, sem a necessidade de agendamento, nos postos de aplicação específicos para a antecipação da sua aplicação.

“Conforme as determinações dos planos e a recepção das doses, Jundiaí inicia a antecipação das doses dos grupos vacinados com a Pfizer, com aquelas pessoas que receberam a aplicação entre os os dias 19 de julho a 4 de agosto. O intervalo, que anteriormente era de 12 semanas, passou para 8 semanas”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Maria do Carmo Possidente.

A enfermeira ressalta a importância de as pessoas façam essa antecipação. “Somente com a vacinação em duas doses que é possível reduzir o risco de se contaminar e desenvolver a forma grave da doença”, destaca.

O agendamento da antecipação da segunda dose pode ser feito pelo site da Prefeitura de Jundiaí ou pelo APP Jundiaí. A medida será adotada conforme a chegada de mais grades e a chegada do período estabelecido para a aplicação da segunda dose.


Notícias relevantes: