Jundiaí

Conheça o projeto "Nada se perde, tudo se transforma", do Rotary Club de Jundiaí Oeste


DIVULGAÇÃO
Os lacres têm ajudado muitas pessoas vulneráveis em Jundiaí
Crédito: DIVULGAÇÃO

O Ciesp Jundiaí recebeu Ana Claudia Storani de Castro Abbá, Marisa Fleury e Suely Angelotti, do Rotary Club de Jundiaí – Oeste para apresentar o projeto “Nada se perde, tudo se transforma”, uma campanha solidária que arrecada lacres de latinhas e tampas de plástico. A apresentação foi realizada por videoconferência, durante a Reunião do Conselho do Ciesp Jundiaí.

O Rotary é uma rede de caráter mundial e não governamental, formada por líderes comunitários que se dedicam desenvolver projetos humanitários há 116 anos. Muitos Rotary Club´s no Brasil têm, entre seus projetos, um de banco de cadeira de rodas para atender às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. “O banco de Cadeira de Rodas é uma iniciativa de mais de 20 anos do Rotary Club Jundiaí Oeste, que há mais de uma década usa a campanha do lacre na compra das cadeiras. Estamos aqui para apresentar este projeto que pode ser levado para as empresas e escolas e, além de uma ação socioambiental, ela também tem um cunho social: promovemos a redução impacto do lixo no meio ambiente e os lacres doados pela comunidade são vendidos e o recurso financeiro é destinado para a compra de cadeiras de rodas que são emprestadas às pessoas necessitadas ou para entidades filantrópicas”, explicou Ana Cláudia.

O que pode ser doado? Lacres de alumínio de latas, cartela de medicamentos, lacres de alumínio de alimentos e tampas plásticas de qualquer espécie (de garrafas plásticas, de alimentos, de creme dental, de produtos de limpeza). “E agora estamos arrecadando também as capinhas da agulha das seringas da vacina contra o Covid-19″, anunciou.

105 kilos de lacres são necessários para comprar uma cadeira de rodas. “Esses lacres podem ser acondicionados em 140 garrafas pet de 2 litros. Já as tampinhas podem ser separadas em 50 sacos de 20 kg. Nós recebemos pelas tampinhas R$ 1,90 o kg, quando elas já estão separadas por cor”, explicou. “Nossa ideia é mobilizar as empresas e promover campanhas como esta entre os funcionários, nas escolas, entre os estudantes e assim arrecadarmos mais lacres e tampinhas que vão beneficiar muitas pessoas que precisam das cadeiras de roda”, comentou.

A diretora de Responsabilidade Social, Cida Gibrail, explicou que já está conversando com a Associação de Bares e Restaurantes para promover uma campanha nestes estabelecimentos também. A diretora Jurídica, Elizabeth Broglio, anunciou a parceria com o SENAI Jundiaí para a manutenção das cadeiras de rodas. A diretora de Comunicação, Sueli Muzaiel, anunciou todo apoio na divulgação do projeto internamente, para os associados, e também para a imprensa.

No site é possível acompanhar o Tampômetro com o resultado de tampinhas arrecadadas desde 2016. Atualmente, o número está em 398.667.783. Acesse CLICANDO AQUI.

Para promover uma campanha de arrecadação de lacres ou tampinhas na sua empresa, entre em contato com o Rotary pelo telefone (11) 4521-9072. O Rotary Club Jundiaí Oeste, fica na avenida Carlos de Salles Bloch, 567, no Anhangabau.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: