Jundiaí

Em Jundiaí, 18.306 exames de mamografia realizados

Apesar do temor da pandemia, as mulheres se dispuseram a cuidar da saúde


              ALEXANDRE MARTINS
Carla da Silva Leite detectou o câncer de mama através do autoexame
Crédito: ALEXANDRE MARTINS

Um dos principais exames para detectar o câncer de mama é a mamografia e, em Jundiaí, mesmo diante do temor da pandemia, as mulheres se dispuseram a realizá-lo.

Só este ano, segundo dados da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), foram realizados 18.306 mamografias contra 14.246 no ano passado. Todo mês 2,4 mil vagas ofertadas via rede pública.

Foi durante a pandemia que a assistente administrativa, Carla Adriana da Silva Leite, de 47 anos, detectou um câncer de mama através do autoexame. Ela realizava o exame anualmente e, em abril de 2020, foi constatada a doença. "Dois dias antes da minha consulta com a ginecologista eu fiz o autoexame e senti um caroço no peito. A confirmação veio quando realizei a mamografia em abril do ano passado", afirma Carla.

As sessões de quimioterapia foram finalizadas em agosto, mas ela segue com acompanhamento médico. "Já terminei a quimioterapia e, hoje em dia, estou sendo acompanhada por um oncologista para realizar os últimos tratamentos e exames necessários", comemora.

OFERTA

Jundiaí vai ampliar em 33% a oferta de mamografia, exame que auxilia na identificação do câncer de mama, nos meses de outubro e novembro.

Para a mastologista Alicia Marina Cardoso a realização da mamografia é de extrema importância para o rastreamento do câncer de mama de forma precoce. "Com o diagnóstico precoce que os exames de mamografia oferecem é possível encontrar pequenos tumores ainda na fase inicial e levar a um diagnóstico com chances de cura maiores do que 95%", explica a especialista.

A médica também ressalta a importância de realizar outros exames, como de imagem e ultrassom, além do autocuidado. "É muito importante que a mulher conheça seu corpo para identificar alguma alteração na pele. Assim, será possível perceber e procurar a ajuda de um profissional o quanto antes", completa Alicia Cardoso.

LOCAL DO EXAME

Em Jundiaí, o exame de mamografia pode ser solicitado na Unidade de Atenção Primária, pelo enfermeiro ou pelo médico. A própria paciente pode manifestar interesse em fazer o exame, sendo que a realização é no Hospital Universitário (HU) e na Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP), por meio de agendamento prévio.

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: