Jundiaí

Quintal do Aníbel promove primeiro Sustenta Quintal neste sábado (2)

Baseado nas diretrizes da Agenda 2030, o evento tem o objetivo de trabalhar a sustentabilidade por meio de diversas ações


DIVULGAÇÃO
Ao longo do dia crianças terão uma série de atividades recreativas
Crédito: DIVULGAÇÃO

A EMEB Prof. Manoel Aníbal Marcondes, mais conhecida como Quintal do Aníbal, em Jundiaí, realizará o primeiro Sustenta Quintal. O evento, que acontecerá neste sábado (2), tem como objetivo organizar ações que contribuam para a reflexão e a adoção de atitudes que refletirão no educar das crianças pelo exemplo, pelo contexto, pela vivência solidária e sustentável.

O primeiro Sustenta Quintal é baseado nas diretrizes da Agenda 2030 da ONU - plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

Além de uma série de oficinas que ocorrerão ao longo do dia, haverá o lançado o Ecoponto do Quintal, onde a população poderá descartar de maneira correta e segura o óleo usado de cozinha. Só para se ter uma ideia, um litro de óleo usado pode contaminar até 25 mil litros de água se for descartado incorretamente.

Na ocasião também acontecerá o lançamento do Bazar Solidário do Quintal com a proposta de refletirmos o quanto o consumismo está desenfreado e que podemos fazer diferente.

“Diante deste mundo tão desigual, pouco solidário onde nós humanos aprendemos a consumir sem perguntar até quando o planeta aguenta, nós precisamos refletir. As famílias e a escola são educadores que precisam ser capazes de educar as crianças para uma outra relação com a natureza e a vida no planeta. Educar para a paz significa educar para a solidariedade entre nós humanos, a prosperidade para todos e o zelo e respeito com o planeta onde habitamos”, afirma a diretora da escola, Rita Rozeno.

Confira a programação completa:

- Oficina de Compostagem

Os participantes vão aprender sobre a técnica de decomposição de materiais orgânicos, o desenvolvimento e preparação de uma composteira, a seleção dos materiais orgânicos e os cuidados e atenção necessários com uma composteira.

- Oficina de conserto de brinquedos e criação de painéis verticais para plantas

O objetivo é preparar um espaço ainda mais sadio e seguro para as crianças do Quintal.

- Bazar Solidário do Quintal

Resignificar o antigo e fazer circular as energias. Bazar solidário do Quintal convida a todos e todas a serem colaboradores e parceiros nesta iniciativa.

- Ecoponto do Quintal

Reciclar óleo de cozinha é um ato de respeito ao meio ambiente. Seja nosso parceiro nessa ação.

- Oficina Boneca Waldorf

A boneca, para a pedagogia Waldorf, é um companheiro, uma espécie de amigo muito próximo que acompanha a criança em suas vivências.

A Boneca Waldorf é uma boneca artesanal feita com muito carinho e amor. São utilizados materiais naturais que não causam alergias nas crianças. São suaves e quente ao toque e promovem aconchego durante as brincadeiras do imaginário infantil.

Ela é um espelho da criança, sendo um importante instrumento para o imaginário, criatividade e suporte para o desenvolvimento emocional e social da criança.

Além das oficinas, educadoras, famílias e as crianças terão ações no decorrer do dia para a revitalização de todo o espaço escolar. Dentre elas estão a impermeabilização da Casa da Árvore, preparação da terra para o plantio de árvores e mudas de plantas e pintura do muro da escola.

Serviço

Sustenta Quintal

Dia 2 de outubro

Das 9h às 17h

Emeb Prof. Manoel Aníbal Marcondes
R. Cel. Leme da Fonseca, 366, Centro.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: