Jundiaí

Com festa ou não, instituições que atendem crianças aceitam doações


ARQUIVO JJ
Algumas instituições não farão festa, mas recebem diversas doações
Crédito: ARQUIVO JJ

Algumas instituições de Jundiaí que atendem crianças não irão comemorar o dia 12 de outubro ou farão eventos internos para não gerar aglomeração, mesmo assim ainda aguardam por doações, em especial de brinquedos, para fazer a alegria da criançada. (veja abaixo como ajudar).

Segundo uma das funcionárias da Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida, entidade que cuida de crianças em vulnerabilidade encaminhadas pelo Conselho Tutelar ou pela Vara da Infância, Paola Fiori, devido à restrições, haverá apenas uma comemoração interna com as crianças acolhidas.

"O Dia das Crianças vai continuar restrito. Elas não vão sair da casa, mas vão ter uma festa no dia nove. Recebemos doações na administração dentro do horário de atendimento, de brinquedos, doces, alimentos, até produtos in natura para elas fazerem oficinas de culinária durante a festa. Vão fazer receitas para comer depois", diz ela sobre a comemoração.

Funcionária da Casa de Nazaré, instituição que também acolhe crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Vara da Infância, Simone de Paula Souza, diz que também haverá festa entre as crianças. "A gente vai ter uma comemoração interna, com brincadeiras. Temos campanha de arredação organizadas por pessoas que querem ajudar, mas tudo que vem de doação é bem vindo. Alimento não perecível, roupas, brinquedos, produtos de higiene. Quem quiser doar, pode trazer aqui de segunda a sexta", explica.

A assistente social da Associação Educação Terapêutica Amarati, que atende a pessoas com deficiência causadas por lesões neurológicas, Karla Fonseca Fernandes, conta que pela condição delicada dos atendidos, não haverá nada neste ano. "Por conta da pandemia, não vamos fazer nada no Dia das Crianças, mas aceitamos doações para o nosso bazar que ajuda na manutenção da entidade. Roupa infantil e adulto em bom estado, utensílios domésticos, brinquedos."

Diretor escolar da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que presta diversos atendimentos a pessoas com deficiência, Edison Oliveira Marin, diz que qualquer tipo de doação é bem vinda, mas não haverá festa de Dia das Crianças. "Qualquer material escolar em bom estado, roupas, calçados, alimentos, brinquedos, aceitamos doações, mas não temos campanha específica para o Dia das Crianças por conta da pandemia."

No hospital Grendacc não haverá ações por conta da pandemia. Algumas atividades, porém, serão realizadas com as crianças atendidas de forma individual e durante a semana, como a distribuição de brinquedos.

(Nathália Sousa)

SERVIÇO

A Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida fica avenida Carlos Salles Block, 845, Anhangabaú. Telefone: (11) 4521-5743.

A Casa de Nazaré fica na rua José Pellizzari, 900, bairro do Poste. Telefone: (11) 4581-7833.

O bazar da Associação Educação Terapêutica Amarati fica na rua José Maria Marinho, 94, Vila Agrícola. Telefone: (11) 3378-5800.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) fica na rua Francisco Telles, 475, Vila Arens. Telefone: (11) 2152-6150.


Notícias relevantes: