Jundiaí

UGISP deve fazer novas retiradas


DIVULGAÇÃO
Plantios podem ser feitos em Jundiaí através do Programa Pé de Árvore
Crédito: DIVULGAÇÃO

Os ventos fortes e as chuvas intensas do último final de semana foram responsáveis pela queda de galhos e árvores em Jundiaí, entre elas, uma localizada na avenida Fernando Arens, na Vila Arens, e outra na rua Maestro Francisco Farina, na Vila Progresso.

Algumas já estavam com risco de queda, mas que deixaram vias interditadas por conta do tamanho e o volume de galhos que se espalharam com o vento.

Segundo a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) a retirada de exemplares com risco já estão sendo analisadas por uma equipe de serviço de assistência técnica. Só em 2020, ano da contratação do serviço, das 495 árvores analisadas, 180 foram retiradas.

Neste momento, estão sendo concluídos os trâmites para a contratação de mais um serviço de penetrografia para avaliar a condição de árvores para a necessidade ou não da retirada.

Em relação à substituição das espécies, a UGISP informa que os casos são analisados de forma pontual e a ação é realizada sempre levando em conta viabilidade técnica, o conflito com outros equipamentos públicos e a disponibilidade de mudas adequadas dentro dos viveiros municipais.

Atualmente, são utilizados ao menos 40 tipos diferentes de árvores em Jundiaí, tanto na reposição como para os novos plantios.

PLANTIOS

A UGISP plantou neste ano, entre janeiro e setembro, 1,8 mil árvores em todas as regiões da cidade. Só na região da Vila Arens e do Vianelo foram plantadas 63 mudas e, até o final do ano, serão plantadas mais 163. Para o verão, entre 2021 e 2022, está previsto o plantio de mais 3.970 árvores.

Até o fim de novembro, o município concluirá o Plano Municipal de Arborização Urbana, que estipula regras para o plantio em áreas públicas e também fomenta a arborização. Com base em levantamento de imagens aéreas, estima-se que em Jundiaí há cerca de 65 mil árvores em vias e áreas públicas, com potencial para o plantio de mais cerca de 30 mil.

O munícipe que quiser mais árvores em sua rua ou bairro pode fazer um pedido na Prefeitura de Jundiaí, através do Programa Pé de Árvore.

Mais informações pelo link https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/programas/programa-pe-de-arvore/

(Nathália Sousa)


Notícias relevantes: