Jundiaí

Lojistas se antecipam para atrair atenção dos clientes

DECORAÇÃO NATALINA Comércio se anima para ter um final de ano atrativo e de boas vendas


              ALEXANDRE MARTINS
Roseli Romano mostra as novidades de decoração para este Natal
Crédito: ALEXANDRE MARTINS

Faltando pouco mais de dois meses para o Natal, comerciantes de Jundiaí já preparam as lojas para atrair a atenção dos clientes. Na semana passada entidades de classes se reuniram com o poder público para definir a programação do Natal deste ano, que deve ter, além da decoração, atrações culturais.

Enquanto as estratégias não são colocadas em prática, lojistas lotam as prateleiras e vitrines com itens natalinos. Roseli Romano, compradora de uma loja de decoração no Centro, já recebeu itens novos na sexta e já começou a vendê-los. "Quando colocamos decoração, o pessoal já procura. Tem gente que é louca pelo Natal. Às vezes, em agosto já perguntam dos itens. Recebi mercadoria na sexta-feira e já vendi quase tudo. As pessoas buscam pelos itens mais elegantes para decoração e recebemos novidades bem bonitas neste ano."

Ela diz que 2020 teve boas vendas e espera o mesmo deste ano, embora os preços tenham subido. "Se este ano for igual o ano passado, vai ser excelente. No ano passado as pessoas tinham que ficar em casa, então quiseram fazer um mimo para si", comenta.

A gerente de uma loja de decoração, Kelly Dantas de Oliveira, começou a colocar decoração ontem (19) e ontem mesmo já vendeu. "Árvores e enfeites chegaram na sexta, só não recebi ainda o pisca-pisca, mas acho que chega nesta semana. Colocamos hoje (ontem) na loja e já vendeu. No sábado já tinha gente procurando enfeite. As pessoas costumam procurar cedo, porque chegam as novidades, então já compram antes que acabe."

Ela diz que os preços estão praticamente iguais aos de 2020. "Tem mercadoria que não está tão cara. Se subiu algo, foi mínimo e é uma variação normal de ano para ano. Por termos várias lojas, compramos em quantidade, então tinha item que era R$ 10 ano passado e está R$ 6 neste. Só não recebi pisca-pisca ainda para saber se subiu, mas o resto está normal."

COMÉRCIO

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, presidida por Mark William Ormenese Monteiro, fará a iluminação especial e sorteio de prêmios. O Papai Noel também ficará a cargo da entidade, bem como o modo como ele deve chegar ao Centro, que promete ser diferente.

"O Natal é a principal data para o varejo e a ACE planeja o fomento às vendas para esta data. Com a campanha de Natal, a ACE Jundiaí pretende resgatar e despertar a magia e os bons sentimentos do Natal", adianta.

A Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) de Jundiaí farão circular o trenzinho Expresso da Alegria pelas ruas do Centro e de bairros da cidade. As instituições presididas por Edison Maltoni também serão responsáveis pela montagem da estrutura, com áreas de alimentação nas praças Marechal Floriano Peixoto e Ruy Barbosa.

CULTURA

Gestor de Cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni diz que haverá programação cultural em diversos bairros, além do Centro. "Estamos elaborando uma programação com artistas locais. As apresentações não será idênticas no Centro e nos bairros, vamos atender diversas regiões, mas no Centro, pelo volume de pessoas, haverá um volume maior de apresentações. A programação ainda está sendo elaborada e deve ser apresentada em até 30 dias", diz ele lembrando da tradicional exposição de presépios do Solar do Barão, já confirmada.

Peroni diz que este fomento a artistas locais será importante para a retomada da cultura em Jundiaí. "A gente ainda não tem como afirmar o formato dessas apresentações, porque dependemos dos protocolos que estarão vigentes na data, mas é um importante momento da retomada cultural."


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: