Jundiaí

Bazar e feiras já incluem itens de Natal feitos à mão

ARTESANATO Peças com temáticas natalinas já podem ser compradas em bazares ou diretamente com as artesãs


                            ALEXANDRE MARTINS
Maria da Penha organiza o bazar beneficente Dom José Gaspar que atende crianças carentes da cidade
Crédito: ALEXANDRE MARTINS

Peças de artesanato com a temática de Natal já estão disponíveis em bazar e feiras de Jundiaí. As artesãs relatam que a preparação deste ano começou mais cedo devido à dificuldade em encontrar alguns itens da matéria-prima e pela necessidade de planejar com calma os projetos.

A assistente da Congregação das Missionárias de Cristo Maria da Penha da Silva, de 58 anos, que organiza o Bazar Beneficente do Aprendizado Dom José Gaspar, conta que os itens de Natal já estão disponíveis e no próximo mês terá mais novidades. "Nós produzimos parte do artesanato disponível no bazar. Neste ano com a temática de Natal temos toalhas bordadas, toalhas de mesa e outros itens decorativos. Futuramente chegarão mais peças", conta.

A renda arrecadada com a venda das peças produzidas pelas voluntárias será destinada para atender 170 crianças carentes. Além do artesanato, parte das peças quem doa é a comunidade levando os itens até o endereço do bazar.

A artesã e professora de artesanato Edileine Izidoro, de 50 anos, é inscrita no projeto Jundiaí Feito à Mão e conta que está no ramo há 8 anos produzindo peças com a técnica de pintura em tecido e costura criativa. Além de comercializar seus produtos nas feiras e eventos, a artesã também costuma fazer doações de algumas peças do seu ateliê para bazares e entidades da cidade. "Nessa época do ano eu frequento muitas feiras de artesanato, onde eu costumo fazer mais doações e ajudar algumas entidades a arrecadar fundos com a venda dos produtos", conta.

Faltando dois meses para o Natal, as peças com essa temática também já estão disponíveis para venda nas feiras. A artesã Edileine conta que começou a preparar os artefatos em agosto. "Busquei a matéria-prima para as peças natalinas em agosto e já iniciei a produção dos projetos. Percebi que o planejamento faz toda a diferença, ainda mais porque tive dificuldades em encontrar alguns itens para produção das peças de Natal, que precisam estar prontas no máximo até novembro", explica.

Marisa Araujo, de 62 anos, também é inscrita no projeto Jundiaí Feito à Mão e participa de eventos e doações aos bazares beneficentes. "Em alguns eventos fazemos expondo as peças e doando porcentagem da venda. Em outras ocasiões doamos para bazares peças e eles vendem direto no evento", explica.

As feiras de artesanato que vão acontecer na cidade nos próximos meses também prometem reunir itens de Natal. Marisa vai participar no dia 01 de novembro da Feira Rural no Jardim Samambaia pelo projeto Jundiaí Feito à Mão. A artesã Edileine também participa de uma feira todos os finais de semana na Vinícola Castanho.

SERVIÇOS

Dom Gaspar: as peças do Bazar Beneficente do Aprendizado Dom José Gaspar são vendidas na Rua do Retiro, 390, na Vila Virginia em Jundiaí;

Edileine Izidoro: participa das feiras mas também atende pelo Facebook: Ateliê Edileine Izidoro e WhatsApp - (11) 98947-1501

Marisa Araújo: atende pelo endereço Rua Bela Vista, 295, no centro, e também por telefone - (11) 4521-7324

Jundiaí Feito à Mão: Feiras de Natal na praça da Matriz das 9 às 17 horas e no Paço Municipal das 8 às 17 horas no período de 6 a 17 de dezembro.

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: