Jundiaí

Alta dos tradicionais pão e café afasta consumidores das padarias


DIVULGAÇÃO
Juliana Cardoso diz que o consumo de misto quente diminui na padaria
Crédito: DIVULGAÇÃO

O aumento dos preços dos produtos tradicionais do café da manhã do brasileiro, como o pão e o café, contribuíram para a queda do consumo nas padarias de Jundiaí. Segundo o IPCA, o café sofreu aumento de 28,69%. Já o pão francês marcou alta de 8,13%. O principal causador dos reajustes é a alta no dólar nos custos de produção.

De acordo com o proprietário de uma panificadora no Centro, Adriano Santos Pereira, com os aumentos constantes no preço dos insumos, houve queda significativa no lucro da padaria. "Não conseguimos repassar todo o valor do reajuste para os clientes e tivemos perda que vem desde o ano passado", explica Pereira.

REAJUSTES

Segundo ele, o aumento dos preços dos produtos que ele compra para a padaria já ultrapassaram o índice de 60%. "De seis meses para cá, a alta nos insumos como margarina, óleo e principalmente embalagens foi absurda, além dos aumentos constantes no gás e contas de luz e energia", diz.

Para a proprietária de uma padaria no bairro Parque Centenário, Juliana Cardoso, os preços nos supermercados subiram bastante nos últimos meses, principalmente no café. "Cada semana eu pago mais caro pelos produtos nos mercados. É impossível não repassar os preços para os consumidores da padaria", explica a proprietária.

Juliana afirma que o consumo de misto quente e bauru, por exemplo, teve uma boa diminuída. "Esses lanches acabaram sendo substituídos por pão na chapa e pão com manteiga com café preto, por ser mais barato".

Além do preço do café, Juliana explica que o preço dos frios disparou. "Eu pagava menos de R$ 15 no presunto e hoje ele está custando R$ 22 nos supermercados, o aumento foi bem grande e está subindo a cada semana".

Além dos problemas com os preços, a proprietária da padaria também passou dificuldades para encontrar alguns produtos nos supermercados. "Tem produtos que estão em falta no estabelecimento, pois não encontro com tanta facilidade nos mercados, por exemplo a margarina de balde", diz.

ESTRATÉGIAS

Para evitar os reajustes constantes na padaria, as promoções fazem a diferença. "Para evitar subir os preços toda semana e perder clientes por esse motivo, eu espero algumas promoções nos supermercados para fazer as compras pendentes", finaliza Juliana Cardoso.

(Luana Nascimbene

e Heloisa Santos)


Notícias relevantes: