Jundiaí

Jundiaí (SP) tem dois alunos classificados na 23ª. Olimpíada Brasileira de Informática (OBI)

Provas foram realizadas na modalidade online a partir de junho deste ano


Divulgação
Provas foram realizadas na modalidade online a partir de junho deste ano
Crédito: Divulgação

Dois estudantes de Jundiaí, Benício Arantes do 6º ano e João Vitor Masutani do 7º ano, alunos da Escola Cristã, foram classificados para a fase final da XXIII Olimpíada Brasileira de Informática – OBI 2021 e obtiveram os 666º e 715º lugares em sua primeira participação na disputa, competindo com outros 11.643 inscritos na modalidade Iniciação Nível I de todo o Brasil.

Organizada pelo Instituto de Computação da UNICAMP, as três etapas da olimpíada exigiram dos competidores raciocínio lógico e conhecimento em programação. No caso dos alunos de Jundiaí, inscritos na modalidade Iniciação, foram propostos problemas de lógica e de raciocínio computacional, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel.

O sentimento de aprendizado, aliado ao de diversão, é compartilhado pelos jovens participantes. “Sempre gostei muito de computadores, videogames e informática, até recusei participar de outras olimpíadas só para me dedicar a esta, específica”, conta Benício. Já o colega buscava testar seus conhecimentos e acabou surpreso. “Eu queria saber até aonde eu poderia chegar, mas realmente, fazer parte da olimpíada foi muito mais divertido do que eu pensei”, diz João Vitor.

Em virtude da pandemia, as provas foram realizadas na modalidade online a partir de junho deste ano, porém, organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras como Matemática, Física e Astronomia, por exemplo.

“Ter alunos da escola participando pela primeira vez é motivo de muito orgulho, pois tivemos 20 estudantes inscritos e, agora, dois deles se saíram muito bem na etapa Nacional. Isso é muito gratificante”, destacou Elaine Afonso Orives Pinto, docente na área de Educação Tecnológica da Escola Cristã Jundiaí.

Todos os participantes da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) receberam certificados de participação. Já os melhores colocados de cada modalidade receberam medalhas de ouro, prata e bronze.

Sobre a OBI
A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é realizada pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC/Unicamp), com o intuito de despertar o interesse dos estudantes pela Ciência da Computação por meio de atividades que envolvam criatividade, desafios e uma competição saudável. Criado em 1988, o torneio é a porta de entrada para a Olimpíada Internacional de Informática.


Notícias relevantes: