Jundiaí

Jundiaí recebe nova edição do ‘Mutirão do MEI’ em novembro

O evento será gratuito e acontecerá no Parque da Uva, das 9h às 17h


Divulgação
Jundiaí recebe nova edição do 'Mutirão do MEI' nos dias 22 e 23
Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Jundiaí realiza nos dias 22 e 23 de novembro mais uma edição do “Mutirão do MEI”. O evento é gratuito e acontece no Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva, das 9h às 17h.

O objetivo da iniciativa é oferecer em um único local nos dois dias orientação, informação, cursos, palestras, a possibilidade de formalização como Microempreendedor Individual (MEI), regularização de suas pendências e encerramento das atividades.

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, uma das prioridades da administração é o incentivo ao empreendedorismo. “O Mutirão do MEI é uma forma dar apoio aos que buscam qualificação e novos rumos profissionais, fortalecendo assim a economia local e impulsionando a inovação. Jundiaí tem protagonismo no cenário nacional pela cultura altamente empreendedora”, explica.

“Temos 51 mil CNPJs abertos na cidade. Destes 35% são MEIs, um número expressivo. O Poder Público tem que dar suporte, orientar, dar uma base para os MEIs que estão sendo abertos e que já estão funcionando, ainda mais neste momento em que todo mundo procura um trabalho ou uma renda extra. O Mutirão do MEI é uma ótima oportunidade para darmos suporte necessário aos empreendedores de Jundiaí para que eles tenham uma vida longa nos negócios”, explica Cristiano Lopes, Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Para o diretor de Fomento ao Comércio e Serviços, Enrico Arkchimor Milamonti, a formalização do MEI é importante. “Se formalizar faz toda a diferença. Infelizmente muitos trabalhadores estão na informalidade simplesmente por desconhecerem os benefícios da formalização. Nesse mutirão do MEI será possível sua regularização, dentre outros benefícios.”

SUPORTE

Darão suporte ao evento entidades como o Banco do Povo, Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí, DAE Jundiaí, Sebrae, Junta Comercial do Estado (Jucesp), Procon, Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí (Sincomercio), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), TVTEC e Escola de Governo (EGP), Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), além de todas as Unidades de Gestão envolvidas no processo de registro e formalização dos Microempreendedores Individuais (MEIs).

SERVIÇOS OFERECIDOS

Entre os serviços oferecidos, o Sebrae fará triagem do público, formalização de MEI, alterações e baixas, Declaração de faturamento e parcelamentos e palestras com conteúdo de empreendedorismo. A Jucesp (Junta Comercial) vai sanar dúvidas sobre o desenquadramento e encerramento de MEI, enquanto a CDL fará atendimento de consultas às bases do SPC e Serasa Experian, certificado Digital e recuperação de crédito (orientação de como parcelar as dívidas).

A ACE dará suporte sobre Certificado digital – Certisig, consultas de análise de crédito e negativações (SCPC Boa Vista) e produtos ACE para associados MEI (que incluem grupos de negócios, ACE Celular, locação de salas, linhas de crédito e treinamentos). A DAE dará orientações gerais e a TVTEC promoverá mentorias e palestras para os MEIs. A Cijun garantirá toda a infraestrutura de internet.

Para atingir os objetivos propostos pelo evento serão disponibilizados a pesquisa de uso e ocupação do solo (por parte da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Jundiaí – UGPUMA), o Balcão do Empreendedor (Unidade de Gestão de Governo e Finanças – UGGF), a orientação fiscal e tributária (UGGF) e a pesquisa e orientação da Vigilância Sanitária – Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPSA).

O Parque da Uva fica na Avenida Jundiaí, s/n.


Notícias relevantes: