Jundiaí

HSV deixa sua fachada azul como forma de incentivar o diagnóstico precoce do câncer de próstata

Novembro é o mês da conscientização e prevenção deste tipo de câncer


Divulgação
Fachada do HSV terá iluminação azul para a campanha
Crédito: Divulgação

Novembro é o mês da conscientização e prevenção do câncer de próstata. Como forma de lembrar a população sobre a importância da realização de exames periódicos e apoiar a causa, o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) deixa sua fachada iluminada na cor azul entre os dias 1º e 30 deste mês.

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). No mundo inteiro, 75% dos casos são registrados em pacientes a partir dos 65 anos.

O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue e toque retal, que devem ser realizados uma vez ao ano a partir dos 50 anos. Aqueles com parentes de primeiro grau com câncer de próstata, devem realizar os exames anuais a partir dos 45 anos.

Identificar e tratar o câncer de próstata de forma precoce é essencial, pois alguns tipos desses tumores podem crescer de forma rápida e se espalhar para outros órgãos, podendo levar à morte. No entanto, na maioria dos casos, o crescimento é lento, podendo levar 15 anos para atingir 1cm³, sem que a doença dê sinais ou ameace a saúde masculina.

Em alguns casos, o paciente deve realizar monitoramento constante, em outros, considerados mais agressivos, há a necessidade de radioterapia, cirurgia, terapia hormonal, quimioterapia ou outros tratamentos.

Colaboradores

Durante todo o mês, os profissionais do HSV participarão de diversas atividades com foco na prevenção. Para os colaboradores com mais de 45 anos, o hospital, por meio de seu Time de Humanização, irá viabilizar a consulta com especialista e realização de exames em sua Medicina do Trabalho. No mês de outubro, o hospital viabilizou a realização de mamografia para suas funcionárias.


Notícias relevantes: