Jundiaí

Comitê das Crianças compartilha experiências em evento on-line sobre o planejamento urbano


Divulgação
Comitê se dividiu em grupos de oito para compartilhar os temas discutidos nas reuniões regulares
Crédito: Divulgação

O Comitê das Crianças de Jundiaí participou, na última semana, de uma live especial com o tema “Participação Infantil no Planejamento Urbano”. O encontro on-line foi promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e pela fundação holandesa Bernard van Leer, referência mundial em Primeira Infância e importante parceira de Jundiaí por meio da Rede Urban95.

Durante o encontro, os 24 integrantes do Comitê das Crianças relataram as ações cuja participação das crianças tem sido fundamental para a implantação de políticas públicas nos mais diversos segmentos, tendo por base o olhar das infâncias. Divididas em três grupos, as crianças compartilharam também os temas que vêm discutido em suas reuniões neste período, a fim de incluir o olhar da infância no planejamento das questões que envolvem o planejamento da cidade.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, que conduz as reuniões do Comitê, o grupo tem tratado de questões ligadas a diversos temas, como educação, segurança, mobilidade, natureza, causa animal, lazer e violência infantil. “Jundiaí não é uma cidade para crianças. Jundiaí é uma ‘Cidade das Crianças’ e assim garante o direito à escuta das crianças. E reconhecê-las como cidadãos é a nossa proposta. Com isso estamos planejando uma cidade mais inclusiva”, destacou o gestor.

Também participaram do encontro, realizado na última quarta-feira (27), Gustavo Partezani e Luiza Coelho, ambos do IAB; Thais Sanches, da Fundação van Leer; e Úrsula Troncoso, do estúdio de arquitetura Ateliê Navio.


Notícias relevantes: