Jundiaí

Livro busca incentivar a prática de esportes no meio corporativo

SAÚDE Para incentivar a cultura do esporte no mundo corporativo, o livro "Executivos, sim! Atletas, também!" ressalta os benefícios da prática de exercícios


ARQUIVO JJ
Liciana Rossi é co-autora do livro e fala sobre a origem desse projeto
Crédito: ARQUIVO JJ

Idealizado por Claudinei Reche e Silas Santana, o livro "Executivos, sim! Atletas, também!" incentiva os esportes no meio executivo e aborda como a prática transforma vidas e cria líderes genuínos no mundo corporativo.

Com a participação dos co-autores Liciana Rossi, Ricardo Oliveira e da organizadora Fabiana Monteiro, o livro que está em pré-venda busca ampliar a consciência de que um programa de incentivo ao esporte cria um ambiente de trabalho propenso ao desenvolvimento de líderes e equipes mais colaborativas.

Segundo a co-autora Liciana Rossi, os idealizadores Reche e Santana perceberam que a carga horária, o estresse e a cobrança do trabalho estavam atrapalhando a rotina. A partir desta situação, eles buscaram no esporte uma alternativa para ter mais saúde, disciplina e foco para lidar com os afazeres da empresa.

Em busca de uma vida mais saudável, eles também implementaram a prática de esportes na empresa em que Reche é presidente e Santana diretor de vendas. Em pouco tempo, eles perceberam que as faltas por questões de saúde dos colaboradores diminuíram e a produtividade aumentou.

A ideia para escrever o livro surgiu com a experiência própria dos líderes da empresa. "Trazer o esporte para a empresa melhorou tanto financeiramente quanto na qualidade de vida do meio corporativo. Foi assim que surgiu a ideia de escrever um livro", explicou Liciana sobre o processo de criação.

Liciana colaborou para colocar a ideia do livro em execução. "Entrei no projeto para ajudar a fundamentar com base na ciência e em meus conhecimentos essa mudança de estilo de vida", conta.

O livro também conta com relatos de líderes de outras empresas sobre como o esporte pode mudar vidas no meio corporativo, que foram recolhidos pelo jornalista Oldair de Oliveira.

EM AÇÃO

Ricardo Oliveira, um dos co-autores, é formado em educação física pela Escola Superior de Educação Física (ESEF) em Jundiaí, e organiza um dos projetos esportivos da empresa que envolve ciclismo e inspirou a criação do livro. "Esse projeto teve início em 2018, e foi idealizado pelo Claudinei Reche, que participou das quatro edições", conta.

A edição deste ano, que aconteceu entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, contou com a presença de 31 ciclistas. "Entre os ciclistas estavam colaboradores da empresa, familiares e convidados. Saímos do bairro Caxambu e fomos para Aparecida do Norte pedalando", relata.

Após três dias pedalando, Oliveira conta que trajeto foi desafiador. "Esse ano foi um desafio, pois a metade do grupo estava indo pela primeira vez e o percurso que fazemos requer preparo físico, mental e emocional", afirma.

Essa ação esportiva, que inspirou o livro em pré-venda, acontece anualmente para os colaboradores da empresa e convidados.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: