Jundiaí

Fios Encantados lança campanha para conseguir sede própria


     ARQUIVO JJ
Há três anos a associação mantém trabalho para levar conforto aos pacientes
Crédito: ARQUIVO JJ

A Associação Fios Encantados, que reúne voluntárias para confecção de toucas para crianças em tratamento de câncer, está com uma campanha para construir sua sede própria. Com trabalho iniciado em 2018, o projeto conta com a ajuda de parceiros para que suas artesãs possam confeccionar as toucas de lã, mas agora o foco é ter um espaço próprio.

"A sede própria é nosso sonho há muito tempo, mas agora ela é uma grande necessidade", explica a presidente de Fios Encantados, Mara Gisele Pereira.

Além das toucas de lã, as voluntárias confeccionam peças para levar calor e amor não só a pacientes com câncer, mas também a idosos, mulheres e homens em tratamento. Antes da pandemia as oficinas aconteciam nas salas de catequese da Paróquia da Vila Arens, mas a falta de um espaço próprio tornou-se uma grande dificuldade.

"Sempre que possível, levamos nosso carinho pessoalmente aos hospitais, abrigos, casas de apoio, em várias cidades do Brasil. A pandemia diminuiu essa atuação presencial, mas o trabalho nunca parou. Hoje não estamos realizando as oficinas presenciais por conta da necessidade de afastamento, mas o trabalho continua sendo feito. Então temos material nas casas das voluntárias. Isso dificulta muito a mobilidade", relata a presidente.

Durante a pandemia, com a impossibilidade de realizar as entregas presencialmente, o grupo formado por diversas artesãs passou a diversificar as formas de trabalho. Com o Almofadas Encantadas confeccionam almofadas em formato de coração para pessoas que fazem remoção parcial ou total da mama. Outra frente de trabalho são os turbantes, feito para as mulheres e meninas em tratamento quimioterápico que leva à queda de cabelo.

Há ainda o trabalho com as lãs, que hoje são usadas não apenas para as toucas e perucas de personagens para as crianças, mas também para os adultos e gorros, cachecóis e meiões para idosos que vivem em casas de repouso.

AJUDA

Para transformar o projeto da sede numa realidade, a entidade tem realizado algumas ações pontuais, como rifas e venda de alimentos (massas, feijoada, etc). É possível fazer doações por depósitos bancários. "Estamos realmente pedindo às pessoas que se sentirem tocadas pela nossa proposta que façam suas doações. Temos um trabalho sério que foi construído ao longo desses anos, e a credibilidade da população que está nos acompanhando nas redes sociais. Pedimos a todos que puderem que nos ajudem", frisa Mara.

A associação mantém uma conta poupança na caixa Econômica federal e as doações podem ser feitas pelo PIX CNPJ: 32.744.704/0001-65 ou no banco Cora com o PIX [email protected]

Mais informações pelo site www.fiosencantados.com.br ou pelo telefone (11) 94930-0615.

Da Redação


Notícias relevantes: